21.2 C
São Paulo
sexta-feira, 9/05/2025

Pensa pequeno – por Walter dos Santos

Data:

Compartilhe:

Presidente que pensa pequeno faz um país pequeno. A lenda da campanha eleitoral de que Bolsonaro faria o dólar cair, a bolsa subir, que haveria empregos e progresso, ficou na ilusão de quem acreditou.

Bolsonaro está mais preocupado em fazer politicagem e em manter seus seguidores mais fiéis do que organizar o Brasil e cuidar do bem-estar dos brasileiros, nunca deixou de ser um deputado pequeno, pensa como e age como um, não tem noção da enorme responsabilidade que é dirigir uma país como o Brasil, vive em uma bolha de fakenews sobre armas e negacionismo da ciência. É um despreparado.

Não tem noção da miséria, do desemprego e da fome que as suas atitudes estão causando. Milhares de jovens estão abandonando as escolas para trabalharem.

Segundo recente levantamento divulgado no G1, o Brasil tem recorde de 30 milhões de pessoas recebendo até um salário mínimo, é uma vergonha para uma nação rica como a nossa.

Sem ajuda do governo durante a pandemia, muitas empresas faliram e as pessoas têm que se virar como podem. Cortam despesas, arrumam empregos precários, sem registro em carteira e aceitam trabalhar o mês todo por cerca de mil reais.

Como comer, beber, vestir, estudar e ter lazer com mil reais por mês?

Esses trinta milhões têm a resposta.

E tem gente em situação pior, cerca de quatorze milhões sequer tem emprego, outros milhões desistiram de procurar e foram para a mais profunda miséria.

Não bastasse isso, a imagem do Brasil perante o mundo está na lama e estamos perdendo investimentos do exterior, com isso vem mais desemprego e empobrecimento.

Espanta que ainda exista quem defenda esse governo.

Ao fim e ao cabo, são centenas de milhares de mortos por causa do negacionismo na Covid-19 e do atraso na compra de vacinas, inflação, desemprego, miséria, educação sendo desmontada, risco de apagão, enquanto Bolsonaro se preocupa em dividir o país, espalhar ódio, fakenews e liberar armas.

Seu ministro da economia, Paulo Guedes, vive em um planeta em que tudo está maravilhoso. E a nós, sindicatos, cabe defender os trabalhadores desses ataques, temos que garantir a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Não fossem as entidades sindicais, a situação estaria pior ainda, por isso Guedes e Bolsonaro querem nos liquidar.

São os Sindicatos que conseguem os pisos salariais e os reajustes anuais, somos nós que possibilitamos uma vida digna aos nossos associados, oferecendo gratuitamente tratamento dentário, kit-bebê, kit-escolar, sede campestre e muitos convênios de descontos.

Esse governo que pensa pequeno passará e nós continuaremos aqui, sempre defendendo os comerciários.

Acesse – www.comerciariosdeguarulhos.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões de Walter dos Santos

Conteúdo Relacionado

Desafios à representação da esquerda no Parlamento – Neuriberg Dias

A composição partidária da Câmara dos Deputados reflete não apenas os resultados eleitorais e a vontade do eleitorado, mas também as dinâmicas estruturais do...

1º de Maio e as tarefas sindicais – João Guilherme Vargas Netto

Quando a longa curva da História encontra a acidentada linha dos assuntos políticos correntes, pode enobrecê-los ou aviltá-los.A coincidência de ter o presidente Lula...

Segurança do trabalhador segue na pauta em evento de excelência – Murilo Pinheiro

O SEESP realiza na próxima segunda-feira (12/5), workshop sobre o processo de atualização de normas regulamentadoras (NRs), contando com a participação de especialistas renomados...

Trabalho de cuidados: emprego, igualdade e política – Clemente Ganz Lúcio

O Brasil instituiu recentemente a “Política Nacional de Cuidados” (PNC) através da Lei 15.069/2024, que tem por objetivo garantir o direito ao cuidado e...

Redução da jornada de trabalho é a bandeira originária do 1º de Maio – Adilson Araújo

No centro das manifestações programadas pela CTB e as centrais sindicais para este 1º de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, está o fim...