O novo aumento dos casos e mortes por Covid-19 obrigaram as autoridades a reformular os planos para o Carnaval de 2022, que aconteceria entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Em todas as capitais do País e no Distrito Federal as festividades estão suspensas ou canceladas.

Com o cancelamento, uma dúvida que fica é se o feriado está mantido. Mas o Carnaval, na verdade, é ponto facultativo. Com exceção dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, ficou definido em todos os outros pela adesão ao ponto facultativo. Alguns até terça (1º), outros até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas.

Serviços – Os Bancos não funcionam até às 12 horas de quarta (1º). O comércio, tradicionalmente, abre na segunda, fecha na terça, e volta na quarta, no período da tarde. Já os supermercados devem funcionar normalmente, com horários especiais na terça.

São Paulo – Em todo o Estado, o ponto facultativo será de segunda a quarta, até meio-dia. Os blocos de rua da Capital estão cancelados, enquanto os desfiles das escolas de samba foram transferidos para abril. A previsão é que ocorra a partir do dia 21, no feriado de Tiradentes.

Já as festas privadas vão acontecer normalmente nas datas previstas. Segundo o secretário de Saúde do Município, Edson Aparecido, as regras seguem as mesmas: limite de 70% do público, obrigatoriedade do uso de máscaras e a solicitação de comprovante de vacinação.