Terminou sem acordo a nova rodada de negociação entre Federação dos Professores do Estado de SP (Fepesp) e representantes das instituições do Ensino Superior. A reunião ocorreu nesta quarta (4).

Os professores e auxiliares de administração no Ensino Superior privado querem a reposição das perdas inflacionárias. Na rodada anterior, o patronal ofereceu reajuste de 4%. Nesta última, não apresentou proposta.

Durante a reunião, Celso Napolitano, presidente da Fepesp , se dirigiu aos mantenedores. Ele questionou: “Queremos que reflitam sobre a situação dos seus trabalhadores. Vocês anunciam oferecer a melhor educação possível, mas pagando o seu professor, o seu administrativo, o menor valor possível?”

Reclamações – No final da reunião, os representantes das instituições permaneceram reunidos pra rever sua proposta financeira. “Eles reclamam da economia, das mensalidades, da arrecadação, mas não permitem acesso às suas contas para que se julgue se estão mesmo em dificuldades ou não”, argumenta Napolitano.

O presidente da Fepesp completa: “Nós queremos que os 10,57% da inflação do período sejam repostos. Não basta reclamar, é preciso mostrar seus balanços. Ou aceitar uma forma de mediação para se resolver o impasse”. A data-base da cateogiria é 1º de março.

Futuro – Nova rodada de negociação está agendada para o dia 11 de maio, próxima quarta. E na sexta (13), às 17 horas, acontece assembleia do Ensino Superior. Ela será organizada por cada um dos 25 Sindicatos filiados, de forma simultânea em todo o Estado.

MAIS – Acesse o site da Fepesp.