Na última quinta-feira (25), mais 21 pessoas se formaram no Sindicato dos Padeiros de São Paulo. Mulheres, na maioria, e quase todas de instituições sociais, de São Paulo e região.
Das 9 às 17 horas, o grupo aprendeu a fazer 10 tipos de pães, roscas e outros produtos de padaria e confeitaria. Ao final, receberam certificados do projeto que nasceu do Sindicato, é baseado na Escola da entidade (ao lado da sede), mas tem parceria com o Senai, o Sebrae e também com empresas.
Chiquinho Pereira, presidente, explica: “Aqui, a pessoa aprende a fazer produtos pra alimentar a própria família e também comercializar com vizinhos e na comunidade onde vive. Com isso, ela garante alimento pra sua casa e pode iniciar uma atividade que gere renda”.
Dona Mariza foi uma das formadas no dia 25. Mora em São Matheus, periferia da Zona Leste Paulistana. Ela integra um coletivo de mulheres. Diz dona Mariza: “Eu já trabalho nesse ramo de alimentação. Aqui, eu aprendi mais e vou utilizar”.
O projeto Padaria Artesanal nasceu de uma iniciativa de Lu Alckmin, então primeira-dama do Estado de São Paulo. O projeto cresceu e hoje já funciona em 14 Estados brasileiros. “A ideia é que cada pessoa formada se transforme num multiplicador, levando conhecimento pra sua comunidade ou instituição”, explica a professora Alessandra Pageato, do Senai Barra Funda, na Capital.
Kit – Cada formando recebe um kit, composto por um pequeno forno, uma bancada e utensílios utilizados na produção dos pães. Não há qualquer taxa e para participar a pessoa não precisa ser da categoria ou ter ligação com o Sindicato dos Padeiros.
Chiquinho Pereira conta: “Graças a diversas parcerias, inclusive com empresas, nós garantimos farinha, ovos, sal, açúcar e fermento pra que as pessoas possam produzir em suas comunidades”. Integrantes do projeto social acompanham as atividades dos ex-alunos, dando suporte.
O Sindicato dos Padeiros (UGT) programa para 8 de outubro, em sua sede, na Rua Major Diogo, Bela Vista, São Paulo, um encontro geral de todos os ex-alunos para, segundo o presidente do Sindicato, “as pessoas se conhecerem e contar as mudanças em suas vidas após aprender a fazer o curso aqui na nossa Escola”.
MAIS – Sindicato dos Padeiros de SP – Rua Major Diogo, 126, Centro, São Paulo – (11) 3116.7272 – www.padeirossp.com




