19.3 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Protesto em São José une grevistas da GM

Data:

Compartilhe:

Pegou mal em todos os quadrantes a decisão da montadora de demitir, por telegrama, centenas de trabalhadores em São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e São José dos Campos. Os metalúrgicos reagiram com greve.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, critica a GM: “Inaceitável a empresa tomar essa medida sem dialogar com os trabalhadores e, pra piorar, mandar telegrama em pleno final de semana comunicando a absurda decisão”. Ele determinou mesa-redonda entre as partes.

SJC – Segundo Weller Gonçalves, presidente do Sindicato de São José, “a greve é forte e nenhum carro foi montado desde segunda-feira”. No total, ele informa, há 12 mil trabalhadores de braços cruzados.

Luiz Marinho determinou ao Superintendente Regional do Trabalho chamar mesa de negociação da GM com os Sindicatos de SP/Mogi, São Caetano e São José, a fim de tratar das demissões. Diz Marinho: “Determinei que chame, ainda nesta semana, mesa de negociação entre empresa e Sindicatos pra tratar das demissões”.

SP – Na tarde desta quarta (25), haveria reunião com o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. As entidades sindicais também conclamam o Ministério Público do Trabalho a ajudar na busca de solução. Mas, segundo Weller Gonçalves, “a condição pra resolver o problema é anular as demissões”.

Supremo – Está em vigor vigor sentença do Supremo Tribunal Federal, relativa à Embraer, segundo a qual a empresa não pode fazer demissões em massa sem antes dialogar com o Sindicato da categoria. A decisão decorre de ação judicial do Sindicato de São José dos Campos ainda em 2009.

Ato – O presidente Weller adianta que nesta quinta (28) haverá ato público em São José dos Campos. Concentração na sede da entidade (Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos, SP). “Virão ônibus de Mogi e São Caetano, e os companheiros se juntarão aos trabalhadores locais. São 12 mil em greve”.

MAIS – Sindicato de S. José – www.sindmetalsjc.org.br
Telefone (12) 3946.5333

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...