Dia 3, aconteceu, no Sindicato dos Engenheiros, SP, a primeira reunião do Rede Pela Soberania. O movimento se iniciou em 1º de agosto, em Brasília, buscando agregar pessoas físicas e jurídicas em torno da defesa da Soberania Nacional, tantas vezes agredida, a última delas com o tarifaço de Donald Trump sobre as exportações brasileiras.
Exatas 30 pessoas participaram, incluindo lideranças dos movimentos sindical, feminista e negro, além de ativistas dos direitos humanos e de diversos movimentos e organizações. A discussão tratou basicamente de questões que ameaçam a soberania nacional e a democracia, como também de iniciativas que popularizem essas bandeiras.
Houve unanimidade quanto à necessidade de uma discussão mais ampla acerca de um plano estratégico de ação para a Rede. O primeiro passo deve ser um Seminário em Brasília, que pode, depois, se desdobrar em uma Conferência nacional. Escolheu-se um Grupo de Trabalho da Rede no Estado de SP para aprofundar os debates e subsidiar futuras decisões.
GT – É integrado por: Álvaro Egea, secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros; Andrea Gato, secretária-geral do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas; Chico Bezerra, advogado e ativista dos direitos humanos; Fernando Freitas (Peninha), psicólogo; Igor Felipe, coordenador de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; José Herculano da Silva, geógrafo e ativista atuante contra a criminalização dos movimentos sociais; e Shellah Avellar, jornalista que integra o coletivo Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça.
Falas – Murilo Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP, fez a intervenção inicial, como anfitrião do evento. Além dos membros já citados do Grupo de Trabalho, houve falas de Silvano Tarantelli, jornalista; Eliete Bispo, diretora do Sindivestuário de Guarulhos; Wagner Santos, diretor do Sindesporte do Estado de SP; Pedro Egea, jovem engajado nas lutas pró-soberania; Olga Kiroga, do movimento Moradia para Idosos; Odilon Guedes, do Conselho Regional de Economia; Lídia Correia, ex-vereadora e membro da Federação das Mulheres Paulista; Ricardo Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região; e João Franzin, coordenador da Agência Sindical.
Propostas – Defesa da democracia; Integridade institucional; Garantia da vontade popular; Estímulo à participação cidadã; Combate às desigualdades; Combate às violências e arbitrariedades; Repúdio à submissão externa; Soberania tecnológica; Valorização da cultura brasileira; Dotar a Rede de uma identidade própria; Massificar a Defesa de um Projeto Nacional de Desenvolvimento; União em torno da Soberania Nacional.
MAIS – Instagram do Rede pela Soberania. Sylvio Costa – Telefone (61) 98428-9636.









