13.6 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Nota da Fepesp – Resistir ao avanço direitista!

Data:

Compartilhe:

Acerca das eleições dia 6, a Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp) publica a seguinte Nota:

“As eleições domingo, em 5.518 municípios, da Capital mais cosmopolita ao vilarejo mais ermo, empurraram o Brasil rumo à direita.

Essa configuração, já notória no Congresso Nacional por meio do Centrão, ganha mais materialidade. A direta se adensa.

E o acúmulo direitista reforçará a pauta reacionária no Congresso, obrigando o governo Lula a novas composições e concessões.

Mas não é o fim da história. A cena se moverá se houver resistência, unidade e luta por parte da classe trabalhadora, do sindicalismo, dos movimentos sociais, dos partidos progressistas e dos demais setores ainda não avassalados pela cultura conservadora, excludente e violenta.

Se ainda não há movimento articulado que retenha o direitismo, incumbe-nos travar a luta em nosso território. No sindicalismo, atender a categoria, orientar os representados, sindicalizar, peitar os abusos patronais e buscar avanços.

Há tarefas urgentes, contudo. Em São Paulo, impedir eventual vitória do privatista e neoliberal prefeito Nunes.

O quadro agravado pelos resultados das urnas preocupa. Mas já vivemos momentos piores. Eles foram superados pela lucidez das lideranças, a coragem individual e a união coletiva.

As direções da Fepesp e Sindicatos integrantes reúnem experiência e compromissos com o Brasil. É hora de concentrar forças. Nada de dispersão!

  1. Diretoria Executiva da Fepesp – São Paulo, 8 de outubro de 2024

A Federação, com 26 Sindicatos integrantes, é presidida por Celso Napolitano, que também preside o Sinpro-SP.
MAIS – Fepesp

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...