Nesta sexta (12) termina a Semana ABC 2023, uma tradicional realização da Associação Brasileira de Cinematografia, fundada em 2000.
A Semana, realizada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, acontece desde 2002.
Os organizadores pretendem na edição deste ano celebrar a retomada do setor, depois do período recente (especialmente a gestão Bolsonaro) em que a cultura brasileira foi tão desprestigiada pelo Estado.
O evento reúne diversas gerações de profissionais dos mais amplos setores do audiovisual.
Além do reencontro, a Semana é uma oportunidade de mostrar as novidades tecnológicas e trocar experiências. Um dos objetivos, por meio de painéis e outras iniciativas, é provocar a reflexão em torno de temas importantes para o desenvolvimento do setor.
Apoiador do evento, o Sindcine participa, inclusive com stand próprio. A presidente Sonia Santana ressalta a relevância do evento e chama atenção para as discussões acerca do conteúdo apresentado e das condições trabalhistas dos profissionais. Uma das lutas, mundiais, é pela redução da jornada, que é muito exaustiva.
Prêmio ABC 2023 – A Semana ABC premiará os melhores profissionais da fotografia cinematográfica e televisiva, craques da montagem, direção de arte e som do audiovisual brasileiro. Também serão premiados estudantes universitários que se iniciam no segmento.
MAIS – Acesse o site da Semana ABC 2023.