21 C
São Paulo
quarta-feira, 11/02/2026

Semana forte em São Paulo para o audiovisual

Data:

Compartilhe:

A semana que entra será intensa no setor do audiovisual e artes cênicas em geral na cidade de São Paulo. Dia 1º. termina a 47ª. Mostra Internacional de Cinema. Na data também se encerra a série de debates, workshops, encontros e eventos dos comitês executivos de duas entidades importantes, o Uni Mei (Union Global) e a Panartes.

Agendados para a Zona Norte de SP, os eventos dos Comitês dessas entidades reunirão em torno de 50 dirigentes, de diversos países. A Federação Internacional de Atores (FIA) será uma das participantes. Também participará o Iatse – Sindicato norte-americano com grande força no cinema e que foi linha de frente da última grande greve de Hollywood, em 2023, que durou 118 dias.

A Agência Sindical ouviu Sonia Santana. Ela preside o Sindcine, entidade brasileira que agrega os profissionais do audiovisual. O Sindcine é a entidade-anfitriã. Na segunda, 28, oferecerá em sua sede na Vila Mariana coquetel de recepção às delegações nacionais e estrangeiras que participarão dos eventos de 28 de outubro a 1º. de novembro.

Prestígio – “É motivo de prestígio para nosso Sindicato e o Brasil receber esses Comitês Executivos e debater temas que interessam aos técnicos do audiovisual, a atores e também aos radialistas”, afirma a dirigente.

Segundo Sonia Santana, “os problemas e demandas são semelhantes, embora mudem os lugares, as línguas e os países”. Uma das questões que mais tocam aos trabalhadores desses segmentos é o excesso de jornada. “Já fizemos campanha internacional, cobrando jornadas mais toleráveis e menos nocivas à saúde”, ela conta.

A presidente do Sindcine levanta outra questão que está em evidência na Panartes e Uni Mei, ou seja, o assédio. “Todos os tipos de assédio têm sido relatados e denunciados por quem trabalha nesses setores. Esse será um tema forte nos eventos da semana”, afirma a dirigente.

O Sindicato norte-americano (Iatse) deve apresentar um balanço dos resultados greve que paralisou Hollywood. Outro tema que os Comitês vão abordar é a negociação coletiva. Essa questão já foi tratada em encontros anteriores, mas deve ganhar ainda mais relevância com o evento em São Paulo.

O avanço da Inteligência Artificial, aplicada ao audiovisual e a outras áreas da cultura, também está pautado para os Grupos de Trabalho das entidades. As políticas públicas para cinema e artes, em geral, também serão objeto de análise e discussões, adianta Sonia Santana, que integra os comitês executivos do Uni Mei e da Panartes.

A presidente do Sindcine espera que os encontros produzam resoluções, propostas e apontamentos. Alguns deles voltados para os planos de ação das próprias entidades. Outros, relacionados às produções nos setores e a políticas culturais.

Sonia Santana, profissional com larga experiência na produção audiovisual, integra também o Conselho de Comunicação do Senado.

MAIS – Sindcine: 11 – 5539.0955 ou 5539.0275. ticiana.basualdo@uniglobalunion.org johannes.studinger@uniglobalunion.org

Conteúdo Relacionado

Pacto contra o Feminicídio será efetivo

A sociedade e suas entidades devem se somar aos esforços do Estado no combate à violência contra a mulher. Dia 4, os Poderes Executivo,...

CNTA defende jornada 5×2

Em artigo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Artur Bueno de Camargo, afirma que tem ganhado força...

Livro conta 90 anos do salário mínimo

Será lançado hoje (9), em Brasília, o livro sobre os 90 anos da criação do salário mínimo. Com valor inicial de 240 mil réis,...

IR zero e fim da 6×1 movem a base trabalhadora

O sindicalismo intensifica nas bases a divulgação da isenção do imposto de renda nos salários até R$ 5 mil. De agora em diante, outros...

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...