No dia 16 de novembro, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado realizará audiência pública pra discutir mudanças na Norma Regulamentadora – NR 36, que garante saúde e segurança dos trabalhadores em frigoríficos.
O setor emprega hoje 540 mil em todo o País e o trabalho força os empregados a executar tarefas pesadas, com ritmo intenso, exposição a baixa temperatura, umidade, riscos de amputação, exposição a agentes biológicos e outros.
A NR 36 serve justamente pra que os trabalhadores tenham mais segurança. Apesar disso, os empresários pressionam o governo pra afrouxar regras. Quem alerta é Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins).
“Sabemos da pressão patronal pra flexibilizar a Norma. Mas estamos trabalhando com o Ministério Público do Trabalho pra realizar essa mobilização e manter a proteção à integridade do trabalhador”, afirma Artur.
O dirigente explica que os empresários do setor estão visando apenas o lucro, esquecendo de oferecer boas condições aos trabalhadores. “A NR 36 garante condições de saúde e segurança, como a pausa de 20 minutos pra descanso”, ele lembra.
Consulta – O Senado chegou a abrir consulta pública pra ouvir a população e debater o tema. Agora, a mobilização das entidades sindicais é de que todos participem da audiência, proposta por Paulo Paim (PT-RS).
MAIS – Acesse o site da CNTA Afins.