Oriovisto Guimarães é senador pelo Podemos do Paraná. Autor do PL 271/2022, que possibilita bombas de autosserviço em dias específicos, altera horários em postos de combustíveis e ameaça empregos no setor.
Essa é a visão das entidades sindicais de Frentistas. Mas o senador alega que não. Em reuniões com dirigentes da categoria, ele se manifestou pró-emprego e garantiu: “Se o meu Projeto gerar um único desemprego, eu o retiro de pauta”. Nova reunião deve ocorrer nos próximos dias.
O presidente da Federação Nacional da categoria (Fenepospetro), Eusébio Luis Pinto Neto, observa: “Nossa disposição para o diálogo é permanente. Mas, com Bolsonaro, o Brasil voltou para o Mapa da Fome. Cada posto de trabalho perdido só agrava a miséria”.
KIM – Ano passado, as entidades de Frentistas conseguiram derrotar iniciativas que visavam alterar a Lei 9.956/2000, que proíbe o autosserviço no território nacional. Uma Emenda de Kim Kataguiri (DEM-SP) e um PL de Vinícius Poit (Novo-SP).
Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas e Região, é uma das lideranças históricas da categoria. Ele afirma: “Vamos conversar com o senador Oriovisto, sempre firmes na defesa do emprego. O trabalhador só tem o seu emprego, e isso pra nós é sagrado”.
MAIS – Acesse o site da Fenepospetro.