As entidades de frentistas consumiram boa parte de 2021 na defesa dos empregos. Após mobilização nacional, conseguiram derrotar Emenda de Kim Kataguiri (DEM-SP) e evitar votação do Projeto do deputado Vinícius Poit (Novo-SP).

As iniciativas, que visavam impor o selfie-service nos postos, desempregariam mais de 400 mil trabalhadores.

Agora, os ataques ocorrem triplamente, por Projeto de um senador do Paraná, Oriovisto Guimarães, Podemos, e de dois deputados, Adriana Ventura (Novo-SP) e Carlos Chiodini (MDB-SC), por Medida Provisória.

Emprego – Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação Nacional da categoria – Fenepospetro – critica: “Todas as iniciativas geram desemprego e desorganizam nosso mercado de trabalho. São inaceitáveis”.

O dirigente lamenta a falta de diálogo. “As iniciativas do ano passado nasceram nos gabinetes fechados de Brasília. Não houve diálogo com a categoria. Agora, o método se repete”. Ele questiona: “Se querem legislar sobre nossa profissão, por que não conversam com a gente? Nós aceitamos dialogar”.

Reação – Entidades de frentistas de todo o Brasil organizam a resistência. Eusébio afirma: “Defender o emprego é dever sindical. Mais que isso, é um ato patriótico”.

O PL do senador abre espaço para as bombas de autosserviço, proibidas pela Lei 9.956/2000. E mais: ao alterar escalas de trabalho e mudar dias de funcionamento de postos, vai gerar desemprego. “Pelo menos 15% dos empregos serão cortados”, alerta o presidente da Confederação Nacional. A categoria emprega cerca de 500 mil em todo o País.

MAIS – Acesse os sites da Fenepospetro e Fepospetro-SP.