Sindcine conquista ganho real e aumento no VR

0
16
Sonia Santana, presidente do Sindcine, e André Sturm, presidente do Siaesp (patronal)

Quinta (16) foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026 dos técnicos na indústria cinematográfica e do audiovisual. O Sindcine conquistou reajuste salarial de 6% – acima do INPC (5,32% até maio, data-base da categoria). Vale-refeição subiu de R$ 40,00 para R$ 45,00.

O Sindicato representa cerca de cinco mil técnicos nos Estados de SP, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Data-base da categoria é 1º de maio. Por isso, o reajuste deve ser pago de forma retroativa aos trabalhadores fixos. Para freelancers, começa a valer a partir de novembro.

A CCT também estabelece normas sobre a escala de trabalho, que deve seguir prioritariamente o esquema de cinco dias de trabalho por dois de descanso (5×2). A escala 6×1 só será possível em projetos de até 30 dias de duração, e para isso a produtora deverá solicitar a anuência do Sindicato.

Sonia Santana, presidente do Sindcine, explica que a demora para assinar a CCT foi fruto de dificuldades logísticas alegadas pelo Sindicato patronal – Siaesp. Ela afirma: “Conseguimos garantir ganho real para a categoria e evitamos qualquer retrocesso. Foi uma conquista importante, mas seguiremos lutando por mais avanços efetivos aos trabalhadores do setor”.

Entre os itens ainda reivindicados pelo Sindcine estão o aumento da proteção dos trabalhadores do setor ante o avanço da Inteligência Artificial; a redução da jornada – hoje de 44 horas semanais para trabalhadores fixos, e ainda maior para freelancers; e a regulamentação das plataformas de streaming. Sonia diz: “Essa regulamentação trará mais recursos ao setor e vai ajudar na luta pra reduzir a jornada”.

Estados – Esta semana o Sindcine vai instalar seu escritório no Rio Grande do Sul. O Sindicato já encaminhou ao patronal a proposta de uma Convenção Coletiva de Trabalho específica para o Estado, e aguarda o agendamento da primeira reunião. No Distrito Federal, a negociação da CCT está paralisada devido à troca de comando no sindicato que representa os empregadores.

Seminário – Para discutir as condições de trabalho dos técnicos do setor, o Sindcine realizará, nos dias 25 e 26 de novembro, o 2º Seminário de Saúde e Segurança em Filmagens. Será na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino). A jornalista Izabella Camargo fará palestra sobre burnout, um problema de saúde cada vez mais comum no audiovisual.

MAIS – Site do Sindcine.