Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na Cidade do México até quarta (24). Foco é a defesa dos interesses dos trabalhadores do audiovisual.
Participam representantes sindicais da América Latina, França, Inglaterra e Suécia. Impactos da Inteligência Artificial para o setor serão discutidos, assim como as jornadas cada vez mais abusivas às quais são submetidos os técnicos da área.
Sonia explica que, caso uma regulamentação não seja feita, a IA pode fechar produtoras audiovisuais e acabar com milhares de empregos no Brasil. “A situação é especialmente grave no setor da publicidade. Ouvir experiências de outros países nos ajudará a enfrentar essa questão da melhor maneira”, afirma.
Solidariedade – A federação Uni Global publicou nota de solidariedade ao movimento sindical brasileiro e condenou a ameaça de Donald Trump de impor 50% de tarifas aos produtos brasileiros exportados aos EUA.
Christy Hoffman, Secretária Geral da Uni, declarou: “Os caprichos e as queixas de Donald Trump não devem ditar as regras para o comércio global. Sua ameaça contra o Brasil mostra o quanto precisamos redefinir as regras. Precisamos de instituições fortes e multilaterais que ponham direitos, democracia e sustentabilidade dos trabalhadores em primeiro lugar.”
MAIS – Site do Sindcine.