Sonia Santana, presidente reeleita do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal – Sindcine, participou sexta, 28, do programa Vozes pela Democracia.
A live no YouTube teve como tema “Cinema Nacional e Democratização da Cultura e da Comunicação” e foi marcada pela defesa da regulação do vídeo sob demanda (VOD).
Ela destacou o importante momento do cinema brasileiro, que, domingo, 2, concorre ao Oscar, em três categorias, com o filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles. A dirigente falou sobre a necessidade de regular as plataformas de streaming. Empresas como Netflix, Amazon Prime e Apple+ ainda hoje não pagam a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e tampouco são obrigadas a garantir uma porcentagem mínima de exibição de conteúdo nacional.
“São inúmeros pontos importantes que ‘Ainda Estou Aqui’ está trazendo para o nosso audiovisual. Primeiro pelo resgate da lembrança da ditadura, porque essa juventude que está aí não tem noção do que nós passamos. Segundo, por dar força à demanda pela regulação do VOD, que vai fazer com que o cinema independente brasileiro receba recursos e possa produzir ainda mais filmes de qualidade e consiga dinheiro para suas campanhas de lançamento”, afirmou Sonia.
O outro participante da live foi Silvio Tendler, autor de documentários como “Jango”, “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” e “Brizola – Anotações para uma História”. Tendler concordou com Sonia a respeito da necessidade de mudanças na legislação audiovisual e reclamou da dominação cultural feita pelas empresas de mídia multinacionais.
“Vivemos anos terríveis entre 2019 e 2022, e hoje estamos num outro momento político. Contudo, seguimos no meio de uma guerra cultural, e o papel da arte nesse contexto é fundamental. A psicanalista Nísia Martins fez um brilhante texto falando que a guerra tecnológica só poderá ser vencida a partir da área cultural, porque o resto é o mundo das finanças quem está dominando”, comentou Silvio.
MAIS – Clique aqui para ver a live completa. Telefone do Sindcine: (11) 5539.0955




