Entre os dias 27 e 30 de agosto, milhares de sindicalistas de 109 de países participam do 6º Congresso Mundial da UNI Global Union. A entidade representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços, em 150 países.
O evento ocorreu na cidade de Filadélfia, Capital do Estado de Pensilvânia, nos Estados Unidos, com o lema Crescendo juntos.
Presidente do Sindcine, Sonia Santana, participou em todo o evento. Em sua fala na tribuna, Sonia tratou da situação das mulheres do setor audiovisual. Ela argumentou: “Precisamos, com urgência, de jornada decente, que permita à trabalhadora também estudar e cuidar da família.”
A dirigente também lembrou o contexto brasileiro, no qual existem grupos mais vulneráveis, entre as mulheres, como negras e pobres. Ela explicou: “São vítimas de estupro e feminicídio, além de outras violências domésticas”
Marcha – Segunda, 28, Sonia participou de marcha pelas ruas da cidade em apoio aos chamados zeladores (profissionais de manutenção dos edifícios), que estão em luta para manter direitos.
O ato foi “reforçado” pelos dirigentes do Congresso, inclusive para dar mais visibilidade à pauta dos trabalhadores da indústria cinematográfica e do audiovisual.
A presidente do Sindcine destaca um aspecto do ato sindical: “É impressionante a força e a organização dos Sindicatos nos EUA e também o suporte da prefeitura de Filadélfia aos protestos”, comenta Sonia.
Outro experiência que a dirigente quer trazer para a luta brasileira é a ‘estrutura” envolvida para as ações de rua. Sonia cita a proteção policial; caminhões com telões para os manifestantes acompanharem os discursos; cartazes e outros materiais de divulgação.
Reunião – Durante o Congresso, Sonia reuniu-se com Duncan Crabtree-Ireland, presidente da SAG-AFTRA, Sindicato que representa cerca de 160 mil atores, em greve desde 13 de julho. Ela diz: “Foi uma conversa importante para trocar ideias e fortalecer nosso Sindicato”.
Crabtree negocia com os grandes estúdios e plataformas de streaming. O Sindcine e o UNI Global Union estão solidários com os grevistas estadunidenses trabalhadores do audiovisual.
O SindCine representa os trabalhadores da categoria nos Estados de SP, PR, RS, MT, MS, GO, TO e DF.
UGT – O Congresso Mundial da UNI Global Union também teve participação de vários outras líderes sindicais brasileiros, entre eles Ricardo Patah, presidente da UGT e dos Comerciários de SP, e Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
MAIS – Acesse o site do Sindcine.