19.2 C
São Paulo
quarta-feira, 29/05/2024

Sindcine participa do Congresso Mundial dos Trabalhadores

Data:

Compartilhe:

Entre os dias 27 e 30 de agosto, milhares de sindicalistas de 109 de países participam do 6º Congresso Mundial da UNI Global Union. A entidade representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços, em 150 países.

O evento ocorreu na cidade de Filadélfia, Capital do Estado de Pensilvânia, nos Estados Unidos, com o lema Crescendo juntos.

Presidente do Sindcine, Sonia Santana, participou em todo o evento. Em sua fala na tribuna, Sonia tratou da situação das mulheres do setor audiovisual. Ela argumentou: “Precisamos, com urgência, de jornada decente, que permita à trabalhadora também estudar e cuidar da família.”

A dirigente também lembrou o contexto brasileiro, no qual existem grupos mais vulneráveis, entre as mulheres, como negras e pobres. Ela explicou: “São vítimas de estupro e feminicídio, além de outras violências domésticas”

Marcha – Segunda, 28, Sonia participou de marcha pelas ruas da cidade em apoio aos chamados zeladores (profissionais de manutenção dos edifícios), que estão em luta para manter direitos.

O ato foi “reforçado” pelos dirigentes do Congresso, inclusive para dar mais visibilidade à pauta dos trabalhadores da indústria cinematográfica e do audiovisual.

A presidente do Sindcine destaca um aspecto do ato sindical: “É impressionante a força e a organização dos Sindicatos nos EUA e também o suporte da prefeitura de Filadélfia aos protestos”, comenta Sonia.

Outro experiência que a dirigente quer trazer para a luta brasileira é a ‘estrutura” envolvida para as ações de rua. Sonia cita a proteção policial; caminhões com telões para os manifestantes acompanharem os discursos; cartazes e outros materiais de divulgação.

Reunião – Durante o Congresso, Sonia reuniu-se com Duncan Crabtree-Ireland, presidente da SAG-AFTRA, Sindicato que representa cerca de 160 mil atores, em greve desde 13 de julho. Ela diz: “Foi uma conversa importante para trocar ideias e fortalecer nosso Sindicato”.

Crabtree negocia com os grandes estúdios e plataformas de streaming. O Sindcine e o UNI Global Union estão solidários com os grevistas estadunidenses trabalhadores do audiovisual.
O SindCine representa os trabalhadores da categoria nos Estados de SP, PR, RS, MT, MS, GO, TO e DF.

UGT – O Congresso Mundial da UNI Global Union também teve participação de vários outras líderes sindicais brasileiros, entre eles Ricardo Patah, presidente da UGT e dos Comerciários de SP, e Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

MAIS – Acesse o site do Sindcine.

Conteúdo Relacionado

Brinks Limão elege nova Cipa

Dia 22, ocorreu nova eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na Brinks Limão, em São Paulo.Acompanharam as votações, das 5 da...

Clube e Colônia dos Metalúrgicos ficarão abertos no feriado

O feriado prolongado, de quinta a domingo, estimula o lazer das famílias e a prática de esportes. Portanto pra quem vai emendar o feriado...

Sindicalista Magri faz mudança audaciosa

Entre meados dos anos 70 e durante a década de 80, ele foi um dos principais dirigentes brasileiros. Do alto do seu porte, forjado...

Frentistas do Paraná fecham Convenção

Em negociação conjunta, os Sindicatos de Trabalhadores de Posto de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Curitiba e Maringá fecharam,...

Conheça a nova Pauta Sindical

Dia 22, a plenária das Centrais Sindicais atualizou a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora aprovada em abril de 2022, com 63 itens. O documento...