24.7 C
São Paulo
segunda-feira, 2/12/2024

Sindicalismo aplaude retomada do Conselhão

Data:

Compartilhe:

Volta o Conselhão, desfeito por Bolsonaro. Na quinta (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável – 246 membros.

O sindicalismo está no Conselhão. A Agência Sindical entrevistou Moacyr Tesch Auersvald, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, que tem dois representantes no órgão.

Central – “Estamos eu, do setor hoteleiro, e João Domingos, presidente da CSPB e um dos vices da nossa Central, representando os Servidores Públicos”.

Lula – “Presidente relembrou as principais contribuições do Conselhão ao País, quando de seus dois governos”.

Efetivo – “O Conselho tem efetividade. O Minha Casa, Minha Vida, PAC, o financiamento pra linha branca, entre outras, foram propostas do Conselhão”.

Vice – “O vice e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, fez também uma fala muita boa, destacando o caráter democrático do Conselho”.

Esperança – “A composição é ampla, eclética. Vi ali um sentimento geral de esperança e confiança no poder da democracia e do diálogo”.

Local – “A cerimônia aconteceu no Itamarati, onde Lula assinou o decreto restabelecendo o Conselho. Tinha banqueiro, operário, indígena, pecuarista, religioso, enfim, a sociedade real”.

Regras – “O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável terá agenda, grupos de trabalho, comissões e outros instrumentos.”

Sustentabilidade – “Havia um interesse geral na questão do desenvolvimento sustentável. Esse estado de espírito é concreto”.

Espírito público – “A participação de tantos conselheiros, sem vantagem monetária ou pessoal, mostra resgate do espírito público no País”.

Honra – “Como trabalhador, brasileiro e dirigente sindical, me honra o convite pra integrar o Conselho. É motivo de prestígio a qualquer cidadão poder debater o Brasil e apresentar propostas benéficas ao nosso povo. É uma oportunidade que nos honra”.

MAIS – Site da Nova Central, Agência Brasil e Secom.

Conteúdo Relacionado

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na...

Rumo das medidas está acertado, diz economista

Pedro Afonso Gomes preside o Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo - Corecon-SP. A entidade não vai produzir documento acerca do...

CNTA apoia greve por jornada menor

A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins) vem por meio desta manifestar total apoio à greve dos trabalhadores da...

Soma do 13º salário este ano será 10,3% maior

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até hoje, dia 29, contemplando 92,2 milhões, entre aposentados, trabalhadores formais, pensionistas e outros segurados...

Salário até R$ 5 mil ficará isento

Imposto de renda só acima de R$ 5 mil Lula prometeu e cumpriu. No dia 12 de abril de 2022, ele recebeu uma delegação de...