23.1 C
São Paulo
segunda-feira, 17/11/2025

Sindicalismo aplaude retomada do Conselhão

Data:

Compartilhe:

Volta o Conselhão, desfeito por Bolsonaro. Na quinta (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável – 246 membros.

O sindicalismo está no Conselhão. A Agência Sindical entrevistou Moacyr Tesch Auersvald, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, que tem dois representantes no órgão.

Central – “Estamos eu, do setor hoteleiro, e João Domingos, presidente da CSPB e um dos vices da nossa Central, representando os Servidores Públicos”.

Lula – “Presidente relembrou as principais contribuições do Conselhão ao País, quando de seus dois governos”.

Efetivo – “O Conselho tem efetividade. O Minha Casa, Minha Vida, PAC, o financiamento pra linha branca, entre outras, foram propostas do Conselhão”.

Vice – “O vice e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, fez também uma fala muita boa, destacando o caráter democrático do Conselho”.

Esperança – “A composição é ampla, eclética. Vi ali um sentimento geral de esperança e confiança no poder da democracia e do diálogo”.

Local – “A cerimônia aconteceu no Itamarati, onde Lula assinou o decreto restabelecendo o Conselho. Tinha banqueiro, operário, indígena, pecuarista, religioso, enfim, a sociedade real”.

Regras – “O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável terá agenda, grupos de trabalho, comissões e outros instrumentos.”

Sustentabilidade – “Havia um interesse geral na questão do desenvolvimento sustentável. Esse estado de espírito é concreto”.

Espírito público – “A participação de tantos conselheiros, sem vantagem monetária ou pessoal, mostra resgate do espírito público no País”.

Honra – “Como trabalhador, brasileiro e dirigente sindical, me honra o convite pra integrar o Conselho. É motivo de prestígio a qualquer cidadão poder debater o Brasil e apresentar propostas benéficas ao nosso povo. É uma oportunidade que nos honra”.

MAIS – Site da Nova Central, Agência Brasil e Secom.

Conteúdo Relacionado

Jornal metalúrgico divulga conquistas

Começou segunda (17) cedo a distribuição nas fábricas do Jornal Sindical, de novembro, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, filiado à Força...

Acordos comerciários já abrangem 80% da base

Sexta (14), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo assinou mais uma Convenção Coletiva de Trabalho, agora para trabalhadores do comércio varejista de veículos...

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...