Assembleia dos frentistas do Rio define campanha salarial de 2023

0
213

Trabalhadores em postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro se reúnem em assembleia nesta quarta (10), a partir das 9 horas. Os frentistas devem ratificar o aceite à proposta patronal que encerra campanha salarial da categoria de 2023.

Negociado pelo Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), o acordo garante à categoria 15% sobre o vale-alimentação;  mais reajuste salarial de 6,9% que, considerando o INPC, representa 2,54% de aumento real. O abono e o seguro de vida em grupo também serão reajustados em 6,9%.

Presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, informa que essa não era a reivindicação defendida pelo Sindicato e que diretoria apresentou diversas contrapropostas. “Mas diante da atual conjuntura, foi um bom acordo. Conquistamos aumento real e conseguimos avançar nas cláusulas sociais”, afirma.

Avanço – Nos itens sociais, entre outros avanços, a negociação garantiu às trabalhadoras da categoria dois domingos de folga, sem a perda do repouso semanal remunerado. Para Eusébio Pinto Neto, conquista mais do que justa, já que as mulheres enfrentam tripla jornada. Ele diz: “Elas merecem esse reconhecimento”.

Além disso, segundo Eusébio, o Sindicato conseguiu incluir na Convenção Coletiva da categoria a proibição do autosserviço e aumento dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

O Sinpospetro-RJ representa  15 mil frentistas no município. Todas as conquistas serão retroativas a 1º de março, data base da categoria.

Assembleia – Das 9 às 16h, na sede do Sindicato, à Rua Professor Manoel de Abreu, 850, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro.

MAIS – Acesse o site do Sinpospetro-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui