23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Congresso da UGT visa fortalecimento sindical

Data:

Compartilhe:

Termina nesta terça, 9, o Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores. Delegados de todo o País assistem a palestras e debatem o tripé do 5º Congresso: Democracia, Paz e Trabalho.

O evento acontece na Liberdade, região central de São Paulo.

Ricardo Patah, presidente, falou à Agência Sindical. Para o dirigente, “a democracia, que esteve ameaçada nos anos Bolsonaro, é condição fundamental para as ações e reivindicações sindicais”. A partir disso, ele vê condições melhores para se estabelecer um ambiente de paz nacional, avanços e proteção ao trabalho.

A eleição de Lula tirou um peso das costas das direções e da classe trabalhadora. Patah afirma: “Agora, há diálogo e nós retomamos o espaço pro debate de ideais”.

Dia 19 de janeiro, Lula recebeu os sindicalistas e formou Grupo de Trabalho a fim de propor uma política nacional de valorização do salário mínimo.

Lula já encaminhou o PL ao Congresso Nacional. Dia 4 de maio, voltou a funcionar o “Conselhão”, com 426 integrantes, que abre espaço de debate e propostas a todos os setores sociais.

Sonia Santana, do Sindcine, também vê melhorias no ambiente político. O Senado deu posse aos membros do Conselho de Comunicação Social “que Bolsonaro só não fechou porque está garantido pela Constituição”.

Tarefas – Sindicalista comerciário, Amaury Mortágua preside a UGT paulista. Ele defende que as resoluções do Congresso cheguem à base trabalhadora.

E comenta: “O correto é levar às bases, engajar as categorias e fazer mobilizações de baixo pra cima, pressionando o poder pra que nossas reivindicações sejam ouvidas e atendidas”.

Ministros – O governo esteve representado, no primeiro dia, pelos ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Márcio França, dos Portos e Aeroportos. Presente também o Secretário de Turismo do Estado de SP, Roberto Lucena.

Transmissão – Pelo YouTube.

MAIS – Acesse o site da UGT.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....