O sindicalismo brasileiro perdeu hoje (10) um valoroso dirigente, o companheiro Wagner Gomes, metroviário em São Paulo. O pesar é geral no movimento, pelo fato de Wagner ter sido um dirigente coerente, cordato, firme nas suas posições, mas sempre capaz de dialogar e compor.
A Agência Sindical vem se somar às manifestações pela perda. Diversas vezes o entrevistamos e repercutimos suas posições, principalmente quando presidia a Central CTB.
João Franzin, coordenador da Agência, afirma: “Wagner Gomes era uma pessoa simples e nos atendia prontamente. Muitos de seus pontos de vista sobre o sindicalismo e a questão nacional coincidem com a posição da Agência. A classe trabalhadora perde um aliado valoroso”.
NOTA DA CTB
A CTB está de luto. O secretário-geral da Central classista, Wagner Gomes, faleceu nesta terça, 10 de agosto de 2021, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Uma notícia triste na véspera do V Congresso da entidade, que surpreendeu e causou profundo pesar a toda militância e direção da entidade.
Gomes foi um sindicalista muito querido e respeitado na CTB e no conjunto do movimento sindical brasileiro. Pautou sua vida pela defesa honesta e intransigente dos interesses da classe trabalhadora.
Foi o primeiro presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), eleito no congresso de fundação, em 2007, e reeleito no segundo congresso em 2009.
Destacou-se também na política como membro da Direção Nacional do PCdoB. Foi candidato ao Senado por São Paulo em dobradinha com Aloisio Mercadante, quando recebeu mais de três milhões de votos.
Operador de trens do Metrô em São Paulo, Wagner Gomes foi presidente do Sindicato dos metroviários de 1989 a 1995 e de 2009 a 2011. Nascido em Araçatuba, em 1957, foi pra São Paulo em 1970.
A notícia da morte súbita de Wagner Gomes provocou intensa comoção e tristeza na sede nacional da CTB, que certamente vai realizar o seu V Congresso em memória a este grande guerreiro da classe trabalhadora”.
MAIS – Site da CTB.