Sindicalistas debatem equidade nas relações de trabalho

0
413

Terça (30), dezenas de sindicalistas de todo o País participaram de palestra on-line sobre relações de trabalho e equidade de gênero, raça e classe.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC), o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e o Centro de Estudos Sindicais (CES).

O debate foi conduzido pela socióloga Mariana Venturini, vice-presidente da União Brasileira de Mulheres. Ela apresentou dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que reposiciona os países à medida que a crise do desemprego se agrava. Na pandemia da Covid-19, segundo estudo, as Américas enfrentam as maiores restrições com algum tipo de fechamento do local de trabalho.

“Vale ressaltar que as mulheres, principalmente as negras, são as mais afetadas. Combater o machismo e o racismo por consequência trará ganhos para as classes. O sindicalismo pode e deve atuar nesse cenário”, enfatizou a professora Mariana.

O professor Oswaldo, presidente da CNTEEC e coordenador-nacional do FST, fez uma reflexão importante sobre a escravidão contemporânea que vivemos. “É triste presenciar as condições precárias e ultraexploração na venda da força de trabalho, de forma mais clara no caso dos entregadores de aplicativos. O capitalismo da plataforma diminui as políticas públicas”, enfatizou.

Agenda – A cada 15 dias serão oferecidas palestras com duração de duas horas, ao custo de R$ 10,00. A próxima palestra será dia 8 de julho, com o tema “Bases teóricas do neoliberalismo e do fascismo”.

Inscrição – Envie dados pessoais (nome completo, RG, CPF, celular e e-mail) para o WhatsApp (11) 99379.6516.