Dirigentes da CUT-Sorocaba (SP) estiveram quinta (2) em frente ao Terminal Santo Antônio para coleta de assinaturas em defesa do vale-transporte social aos desempregados.

A ideia é que o abaixo-assinado gere um Projeto de Lei de iniciativa popular, a fim de que se possa discutir o direito à mobilidade pra todos.

Segundo Izídio de Brito, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), essa é uma das pautas prioritárias da agenda de lutas das Centrais Sindicais.

“A mobilização pelo passe gratuito para trabalhadores desempregados tem uma receptividade muito boa entre a população, pois, infelizmente, é uma necessidade de muitos em nosso País”, afirma.

Para ele, garantir mecanismos para que o trabalhador tenha como ir em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho é urgente.

“Para sair de casa, pegar dois ou três ônibus, uma pessoa desempregada deixa, no mínimo, R$ 20,00 a R$ 25,00, o que, nesse momento, ele não tem. Espero que as autoridades e futuras candidaturas, já que estamos em ano de eleição, assumam essa responsabilidade, que é um problema sério do nosso país”, enfatiza.

A secretária da juventude da CUT-SP e membro do conselho da direção do SMetal, Priscila dos Passos Silva, conta que as mobilizações e ações em prol do Vale-Transporte Social aos trabalhadores desempregados continuam.

“Diante da atual situação do País, de extrema pobreza e desigualdades, garantir o direito ao transporte da população que vem sofrendo com o desemprego é a pauta prioritária das Centrais. É uma luta de todos. Quem não conseguir aderir ao abaixo-assinado físico, pode assinar o documento online. O importante é participar”, destaca.

Para assinar ao abaixo-assinado online, clique aqui.