Nesta quinta, dia 2, reunião do grupo de trabalho criado pelo vereador Antônio Donato (PT), com participação das Centrais CUT, Força, UGT, Nova Central, CTB, e Intersindical – e respectivos assessores – definiu providências para o Dia da Luta Operária, em 9 de julho, na Capital Paulista.

Também participaram do encontro representantes do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), do Centro de Memória Sindical, do Instituto Zequinha Barreto, o ex-deputado Adriano Diogo e o jornalista e ativista José Luiz Del Roio.

Haverá homenagens, com entrega do troféu José Martinez (estatueta) e também de placas a pessoas ligadas às lutas sindicais e dos trabalhadores.

O Dia da Luta Operária foi instituído pela lei 16.

634/17, do vereador Antônio Donato (PT), em homenagem ao sapateiro anarquista José Martinez. Na data, em 1917, ele participava da greve geral, em SP, quando foi baleado pela polícia, no bairro do Brás. Sua morte revoltou os operários e impulsionou a greve, que parou São Paulo e se alastrou pelo Interior e outros Estados. Martinez é considerado um mártir da greve.

Nomes – Troféu José Martinez será entregue ao consultor sindical João Guilherme Vargas Neto e também à ex-deputada e sindicalista Clara Ant.

Já as Placas homenagearão José Calixto Ramos (in memorim), Wagner Gomes (in memoriam) e Ana Dias.

Dia 9 haverá nova reunião dos sindicalistas para definir a organização das homenagens, um mês depois.

MAIS INFORMAÇÕES – Acesse os sites das Centrais Sindicais.