O Sindicato dos Profissionais em Tecnologia da Informação de SP (Sindpd) iniciou campanha de fiscalização do cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Dentre os pontos mais sensíveis estão o pagamento retroativo de anos anteriores, não pagamento de horas extras e não aplicação do reajuste da última data-base, em dezembro de 2021.

Segundo a entidade, chegaram várias denúncias de empresas que não estão cumprindo a CCT ou aplicando cláusulas em não conformidade, como o parcelamento do retroativo de anos anteriores.

“Algumas empresas já foram acionadas na Justiça por descumprir nossas conquistas. Uma dessas é a Qintes, que não pagou o retroativo e insiste em descumprir cláusulas conquistadas”, afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd.

Não se cale – O Sindicato alerta que os trabalhadores devem informar imediatamente caso a empresa não esteja cumprindo com o que está previsto na CCT, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Outra medida tomada foi o início de revisão das homologações que foram feitas diretamente nas empresas. Nesse caso, serão divulgados vídeos nas redes sociais da entidade de classe.

Denuncie – Caso a empresa não esteja cumprindo com a CCT, informe o Sindicato através do e-mail sindpd@sindpd.org.br. A entidade garante o sigilo e a segurança do trabalhador.

MAIS – Acesse o site do Sindpd.