Sindicatos de Osasco, região metropolitana de SP, se reúnem na quinta (9) com o superintendente regional do Trabalho de São Paulo, Marco Antônio Melchior, das 10 às 12 horas. O encontro tem o objetivo de garantir a retomada das fiscalizações para prevenir acidentes nos ambientes laborais. O evento ocorre na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.
Durante o encontro, os sindicalistas também pretendem cobrar o funcionamento da Gerência Regional do Trabalho de Osasco, que oficialmente está no prédio do INSS, mas sem placa de identificação.
Além disso, essa Gerência não tem gerente no momento. Apenas quatro auditores fiscais trabalham no local. Destes, apenas um é especialista em Saúde e Segurança do Trabalho. Ainda assim, exerce atividades restritas.
Segundo os Metalúrgicos de Osasco, hoje não existe nenhum auditor pra fiscalizar acidentes de trabalho na região. Essa redução também é sentida nas funções administrativas.
A mobilização das entidades já surtiu efeito e chegou à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nas Federações e Centrais Sindicais. Os dirigentes alertam para o sumiço e o desmonte da fiscalização, mesmo diante de uma escalada de acidentes graves e fatais.
Reunião – O encontro desta quinta foi solicitado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Segurança Social de Osasco e Região). Participam, além dos Sindicatos locais, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e a Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.
Serviço – Quinta, dia 9, das 10 às 12 horas, na sede dos Metalúrgicos de Osasco, à Rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino, Osasco, SP.
MAIS – Site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.