SindMetal Osasco celebra 60 anos de história

0
103

Um dos mais tradicionais Sindicatos Metalúrgicos do País – o de Osasco e Região – completa 60 anos dia 23, domingo. Abrange 12 Municípios, numa base com 40 mil trabalhadores.

A entidade tem promovido atividades pra marcar suas seis décadas. A principal ocorre dia 23, data do aniversário, no Clube de Campo, em Cotia. O Sindicato quer fazer uma grande festa para os associados, com sorteio de brindes, boa comida e música. Haverá também a distribuição de um gibi que ilustra as lutas da categoria.

Lutas – Gilberto Almazan, Ratinho, presidente do Sindicato, lembra que a entidade enfrentou duas intervenções militares e resistiu. Foi o SindMetal que liderou a famosa greve da Cobrasma, em 68, durante a ditadura. “Poucas entidades têm uma história como a nossa”, ele ressalta.

Desafios – O dirigente se preocupa com o avanço da tecnologia e seus impactos no mercado de trabalho. A chegada dos carros elétricos tem potencial pra extinguir milhares de empregos na cadeia automotiva. Ele diz: “O setor de autopeças é um dos mais atingidos com a chegada dos elétricos. Em conjunto com as Centrais, temos dialogado com o governo, em busca de alternativas, como a fabricação de peças no Brasil. A mudança tem que ser gradual”.

Expectativa – Outra bandeira, segundo Gilberto Almazan, é a reindustrialização, abandonada nos governos Temer e Bolsonaro. “Agora, com Lula, esperamos que os investimentos na indústria nacional sejam retomados. Pra manter e também gerar empregos”, comenta.

Selic – Baixar os juros é urgente, destaca. O dirigente argumenta: “Retomar a industrialização do Brasil e reduzir os juros são condições determinantes pra manutenção do emprego e geração de novos postos de trabalho”.

Congresso – O Sindicato tem promovido desde junho uma série de atividades alusivas aos 60 anos. O encerramento se dará em 28 de agosto, com o VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco, na Colônia em Caraguá, Litoral Norte de SP. Será lançado livro com a retrospectiva das seis décadas.

MAIS – Acesse o site do SindMetal Osasco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui