18.7 C
São Paulo
sexta-feira, 14/06/2024

Sinpro Osasco realiza “Formação Sindical” para professores

Data:

Compartilhe:

No sábado (16), o Sinprosasco e Região realizou o curso Formação Sindical, com o tema “Organização no local de trabalho e os desafios para os professores da rede particular de ensino”.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Químicos unificados de Osasco, com presença de mais de 20 docentes, além da Diretoria.

A intenção do Sinpro foi trocar experiências com a base a fim de fortalecer a ação sindical em cada escola, além de aumentar a participação dos profissionais na entidade.

Temas como precarização do trabalho, jornadas exaustivas e dificuldades na organização sindical foram tratados por convidados e docentes.

Realidade – O Sindicato apresentou informações atualizadas e dados sobre a realidade da educação privada no país, o que estimulou a construção de estratégias de enfrentamento aos problemas.

A Diretoria colheu histórias de lutas e vitórias, compartilhadas por professores e professoras de diferentes escolas e áreas do conhecimento.

Presidente do Sinpro, Salomão Faria, avalia. Ele diz: “Essa troca de ideias deixa claro que a união é essencial para superar desafios. Quem veio, ajudou a buscar caminhos na melhoria das condições de trabalho.”

O Sinpro representa professores de Osasco, Cotia, Barueri e Carapicuíba. São cerca de 6 mil profissionais na região, na rede privada de ensino.

Um dos que contribuíram com as conversas foi o professor Ricardo Normanha, atual assessor de imprensa do Sinpro. Ele é sociólogo, cientista político e pesquisador do mundo do trabalho.

Segundo Salomão, a diretoria atual tenta seguir uma linha, que é: “Fortalecer sindicatos e conscientizar a sociedade sobre a importância do professor na formação de cidadãos críticos e capacitados,” enfatizou.

Outros cursos serão promovidos e todos os professores da base serão convidados, segundo o Sinpro.

MAIS – Acesse o Site do Sinprosasco e Região.

Conteúdo Relacionado

Cesta básica sobe, mostra o Dieese

Pesquisa mensal do Dieese apura que em maio o valor do conjunto de alimentos básicos aumentou em 11 das 17 Capitais. A Pesquisa Nacional...

Sindicato de Niterói firma aditivo com avanços

Mais uma vitória para uma grande parcela de frentistas no Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, de Araruama, Cachoeira de Macacu, Guapimirim, Iguaba...

Miguel da Força defende democracia e inclusão

Na quarta (12), Miguel Torres falou em nome do sindicalismo nacional e da classe trabalhadora na Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra,...

CUT debate os impactos dos parques eólicos para a classe trabalhadora

A CUT debateu nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) em Natal, no Rio Grande do Norte, os impactos dos parques eólicos nas comunidades locais,...

Químicos de Rio Claro fazem Curso de Fortalecimento da CIPA

O Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região, em parceria com o DIESAT e com o apoio da FEQUIMFAR, realiza entre os dias 10...