23.1 C
São Paulo
segunda-feira, 17/11/2025

Engenheiros de São Paulo comemoram 89 anos de fundação

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP completa 89 anos nesta quinta, 21. Nascido praticamente no momento que a Revolução de 30 iniciava a industrialização nacional, o Sindicato é, desde então, agente ativo nas iniciativas privadas e do Estado brasileiro.

A Agência Sindical ouviu Murilo Celso de Campos Pinheiro, engenheiro elétrico e presidente da entidade. Principais trechos:

Ciclos – “A engenharia esteve no primeiro ciclo de industrialização, nas ondas de urbanização, no desenvolvimentismo de JK, na era das grandes obras, nos saltos tecnológicos. E está nos dias atuais, em que tudo muda aceleradamente”.

Futuro – “Esse passado nos orienta ao futuro. No momento, os engenheiros se empenham num objetivo concreto, que é dotar o Brasil de uma fábrica de semicondutores, capaz de nos colocar na ponta da produção de um insumo vital às montadoras e a outros setores fabris”.

Ação – “Afora a defesa cotidiana do Piso e demais conquistas da categoria, o Sindicato busca, junto a governos e empresas, a permanente qualificação dos profissionais. Essa qualificação, aliada a Planos de Cargos e Salários, trará estabilidade ao quadro profissional, como também mais produtividade”.

Tradição – “Desde as caravelas, a engenharia está presente na vida nacional. Nossa profissão atua de ponta a ponta. O posto de trabalho pra um engenheiro gera mais 20 ocupações técnicas e operacionais”.

Seminário – “Programamos pra novembro um Seminário amplo, a fim de debater a questão dos semicondutores. Além dos próprios engenheiros, convidamos o Ministério da Indústria e Comércio, Fiesp, BNDES, empresas e a USP. Queremos a Academia nesse desafio”.

PAC 3 – “O Projeto Cresce Brasil, de nossa Federação Nacional e do Sindicato, com certeza, deu base aos primeiros PACs. Confiamos no potencial do PAC 3, com emprego pra categoria, obras e melhora na infraestrutura nacional. Tudo isso requer a presença do engenheiro”.

Social – “A função do engenheiro agrega um forte componente social, quando construímos, planejamos, desenvolvemos e atuamos no município, Estado ou União. Toda melhoria urbana eleva a qualidade de vida coletiva.”

Economia – “O Brasil está voltando a crescer, aquecendo o mercado no campo e na cidade. E nós seguimos as linhas mestras do programa Cresce Brasil. O País vai precisar de muito mais engenheiros, em amplos setores, como manutenção urbana, agronegócio e inovação tecnológica.”

Mulher – “A profissão era, inicialmente, masculina. Hoje, as mulheres já representam 30% na nossa atividade”.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Engenheiros de SP.

Conteúdo Relacionado

Jornal metalúrgico divulga conquistas

Começou segunda (17) cedo a distribuição nas fábricas do Jornal Sindical, de novembro, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, filiado à Força...

Acordos comerciários já abrangem 80% da base

Sexta (14), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo assinou mais uma Convenção Coletiva de Trabalho, agora para trabalhadores do comércio varejista de veículos...

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...