Assembleia dos trabalhadores em bares restaurantes e similares aprovou 16% de reajuste salarial. O avanço é fruto da negociação entre Sinthoresp e Sindresbar, que representa as empresas de São Paulo e região.
O reajuste cobre a inflação acumulada nos últimos dois anos. O segmento foi muito afetado pela pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento de estabelecimentos, concessão de férias coletivas e demissões.
Os 16% vão ser parcelados, nas seguintes datas:
. 1º/7/2023: correção de 8% no salário.
. 1º/10/2023: mais 4% sobre o salário de julho.
. 1º/5/2024: mais 4% sobre o salário de outubro.
Há cerca de 300 mil trabalhadores na base do Sinthoresp. A Convenção Coletiva vigora de julho de 2023 a junho de 2025.
Elisabete Cordeiro, vice da entidade e presidente da Comissão de Negociação, diz: “Nossa categoria precisa colocar comida na mesa e recuperar o poder de compra. Por isso, não desistimos até chegar a esse percentual e assegurar cláusulas benéficas aos trabalhadores”.
Próxima – A negociação estabelece que, em julho próximo, os trabalhadores terão garantido o reajuste dos salários de maio de 2024. O índice será INPC entre julho de 2023 e junho de 2024.
A Comissão segue atuante pra negociar a Convenção de hotéis e similares. Diz Elisabete: “Importante a base nos ajudar a pressionar o patronato pra que conquistemos condições justas a todos os segmentos representados.”
MAIS – Clique aqui e veja a CCT de bares restaurantes e similares.
Acesse o site do Sindicato