21.6 C
São Paulo
quinta-feira, 19/02/2026

SP tem mais de 30 reservas ecológicas e parques para visitação

Data:

Compartilhe:

O Estado de São Paulo oferece diferente opções para quem gosta de vida ao ar livre, de ar puro com muito verde, pássaros, trilhas e até reservas ecológicas.

São Paulo está em região privilegiada, com 30% de sua área total coberta pela exuberante Mata Atlântica. A integração da fauna, flora, rios e mares é rica, abundante e sempre muito interessante.

Atualmente, São Paulo conta com mais de 30 reservas ecológicas estaduais, com mais de 700 mil hectares de unidades de conservação de proteção integral da natureza, com suas áreas destinadas para preservação, pesquisa e turismo.

Os parques das cidades do Estado podem ser visitados para momentos de lazer e de aprendizado. Com atividades para todas as idades, eles oferecem infraestrutura completa e muita diversão. Confira:

Zoologico de São Paulo

O Parque Zoológico de São Paulo é considerado um dos dez melhores do mundo, especialmente pela diversidade de animais que abriga. É um dos poucos do mundo a ter uma coleção completa de felinos e símios. Possui raridades e animais em extinção, como o mico leão dourado e o tamanduá bandeira. O Parque Zoológico ainda tem biblioteca, lojas, lanchonetes, restaurantes, creche e estacionamento. Desde sua abertura, em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 85 milhões de visitantes.

Serviços e informações
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda, São Paulo, SP
Telefone: (11) 4934-6804

Parque Vila Lobos

O Parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui aparelhos para ginástica, pista de cooper, de patins e skate, tabelas de street basketball, anfiteatro aberto com 750 lugares e área aberta para shows, sanitários adaptados e lanchonete.

No período de 2004 a 2008, foram plantadas 12 mil mudas em uma área de 120 mil m2, entre as quais 1.200 ipês de oito espécies, 110 roxos e 550 amarelos, árvore-símbolo de São Paulo. O parque foi entregue concluído em 2006 com aproximadamente 24 mil árvores plantadas em covas de mil litros de substrato, após a remoção de entulho e troca de solo.

Serviço e Informações
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros, São Paulo, SP
(11) 2683-6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h No horário de verão, até às 20h

Parque Estadual Vassununga

O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural. Abriga a maior concentração de indivíduos de jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública – o Patriarca.

Suas áreas de floresta encontram-se em regiões de colinas, escarpas e planícies fluviais, que à distância têm-se uma bela paisagem, com a floresta despontando, destacando-se as copas dos enormes jequitibás-rosa.

Abriga grande diversidade de espécies da fauna. Podem ser encontrados mamíferos como lobo-guará, onça-parda, gato-do-mato, cotia, paca, irara, mão-pelada, cachorro-vinagre, capivara e macaco-prego.

Serviços e informações
Santa Rita do Passa Quatro – SP (245km da Capital)

Parque Estadual Xixová-Japuí

Localizado em Praia Grande e São Vicente, na Baixada Santista, o Parque Estadual Xixová-Japuí é um fragmento de Mata Atlântica. Criado em 1993, seus 600 hectares preservam biomas como o ecossistema marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta. A Trilha do Curtume permite observar características de Mata Atlântica em matriz urbana, além de uma construção de 1914 que curtia couro de gado e chegou a levar o título de melhor couro do mundo. Pode-se observar o Oceano Atlântico e a Praia de Itaquitanduva, mas a visitação precisa ser agendada.

Serviços e informações
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h.
Telefones: (13) 3567-1767 / 3567-2199
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Avenida Engenheiro Saturnino de Brito, sem número, Parque Prainha, São Vicente/SP

Centro de Visitantes – Sede Japuí
As visitas precisam ser agendadas por e-mail ou no telefone (13) 3567-2190, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com possibilidade de agendar para o final da semana.
Endereço: Avenida Tupiniquins, 1009, Japuí, São Vicente/SP.

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) aparece como um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Possui mais de 35 mil hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. O Parque tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica e integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. O visitante encontra uma série de trilhas e pode visitar o complexo de cavernas, um dos mais bonitos do país.

Serviços e informações
Rodovia SP-165, Km 156, sem número, Zona Rural, Iporanga, SP.

Parque Estadual Serra do Mar

O Parque Estadual Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil. Seus mais de 360 mil hectares possuem uma série de trilhas e pontos de apoio ao turista, e percorrem cerca de 25 municípios paulistas, desde a divisa do estado com o Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo. É o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil e possui 1.361 espécies de animais e cerca de 1200 tipos de plantas registrados, segundo o Ibama. Abriga animais em risco de extinção no país, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta.

Serviços e informações
Parque Estadual Serra do Mar

Parque Estadual Rio do Peixe

Criado pela Companhia Energética de São Paulo em 2002 como forma de compensação pela construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, protege ecossistemas de várzeas do rio do Peixe, um afluente do rio Paraná. Sua área se estende pelos municípios de Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau e Piquerobi. A região constitui o “Pantaninho paulista” e é um dos últimos locais onde ainda existe o cervo-do-pantanal no estado. A espécie de maior destaque natural dessa região é o Cervo-do-Pantanal, maior veado da América do Sul que chega a medir 2 metros.

Serviços e informações
Rua São Salvador, 983, Centro, Junqueirópolis, SP.
Telefone: (18) 3841-3419

Parque Estadual Porto Ferreira

Localizado no município de Porto Ferreira, a 227 km da capital, o Parque Estadual Porto Ferreira foi criado em 1962 e se estende por 611 hectares às margens do rio Mojiguaçu. Com completa infraestrutura para visitantes, o Parque preserva pequenas porções de floresta estacional semidecidual e mata ciliar. Apresenta mais de 200 espécies de árvores identificadas, como o jequitibá-rosa e a peroba-rosa, e conta com diversas espécies de animais, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca, o sauá, e aves como o jaó e o papagaio-verdadeiro.

Serviços e informações
Rodovia SP-215, km 89, Porto Ferreira, SP
Telefone: (19) 3581-2319

Parque Estadual Morro do Diabo

Localizado no município de Teodoro Sampaio, a 687 km da capital, o Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1986 e tem mais de 33 mil hectares de extensão. Localizado no Pontal do Paranapanema, preserva o maior remanescente de Mata Atlântica do oeste paulista e também é a maior reserva de peroba-rosa do estado. É habitat do ameaçado mico-leão-preto, único primata nativo de São Paulo, onde existe a maior população em liberdade atualmente. Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação.

Serviços e informações
Parque Estadual Morro do Diabo, SPV 28, KM 11, Teodoro Sampaio, SP.
Tel: (18) 3282-1599

Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho entre as Unidades de Conservação do Estado. Tem cerca de 5 mil hectares na cidade de Santos, com importância para a conservação da diversidade biológica na costa estadual. A ausência de outras formações rochosas ou ilhas na região permite uma grande concentração de peixes de passagem e recifais na área, que inclui também os Parcéis. O Parque ainda ponto de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.

Serviços e informações
Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (Sede administrativa)
Av. Tupiniquins, 1009, Japui, São Vicente, SP
Telefone: (13) 3567-1495 – (13) 3567-1506

Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão

O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão foi criado em 1993, com uma área que totaliza 502 hectares, no município de Campos do Jordão. O grande destaque dessa área de preservação é a Represa do Salto, que chega a abastecer até 30% da demanda hídrica da cidade. Além disso, o Parque abriga uma extensa plantação de Pinus no entorno da Represa e diversas espécies da fauna e flora nativas da região. Atualmente, não é possível fazer visitação e ainda não há previsão para que seja aberto ao público.

Serviços e informações
Aberto Diariamente das 8h às 17h30 (exceto nas quartas-feira)
Avenida Pedro Paulo, sem número, Campos do Jordão/SP
Telefone: (12) 9 99607-0501
site: parquecamposdojordao.com.br

Conteúdo Relacionado

TRT da 15ª veta terceirizar frentistas

TRT da 15ª Região veta terceirizar frentistas Importante vitória para os frentistas do Estado de São Paulo. O Sindicato de Osasco, em conjunto com a...

Marcha das Centrais reforçará combate à 6×1

Marcha das Centrais reforçará escala 5x1Está prevista para 15 de abril a nova Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília. Criada pelas Centrais, a Marcha...

Imposto zero é laranja seleta

João Franzin: IR zero é laranja seleta O brasileiro (creio que também o javanês e o dinamarquês) quer mesmo é escada rolante pro céu....

Começa hoje pagamento do Abono

Abono começa a ser pago hojeTrabalhadores começam a receber nesta segunda (16) o primeiro lote referente ao Abono Salarial PIS/Pasep. O primeiro pagamento será...

Patah confia na força eleitoral progressista

Será em Minas Gerais a próxima plenária com o sindicalismo, movimentos sociais, coletivos e partidos progressistas. A primeira aconteceu terça (11), em SP, no...