17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

STF aprova Revisão da Vida Inteira

Data:

Compartilhe:

Sexta (25), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu voto favorável à Revisão da Vida Inteira aos aposentados e pensionistas do INSS. O placar estava empatado na Corte em cinco a cinco desde junho de 2021.

Essa revisão permite que aposentados que já contribuíam com a Previdência antes de julho de 1994 possam pedir a inclusão desses valores no cálculo final da aposentadoria.

Isso porque, antes disso, a moeda brasileira era o Cruzeiro. Depois, passou a ser o Real. Em 1999, em função dessa mudança de moeda e da inflação disparada, o governo decidiu que os aposentados teriam a média salarial calculada apenas sobre as 80% maiores contribuições realizadas a partir de julho de 1994.

Já quem iniciava a contribuição a partir de 27 de novembro de 1999, a regra estabeleceu que a média seria calculada com todos os salários. Essa mudança prejudicou muitos trabalhadores que tiveram ganhos maiores até 1994.

A Revisão da Vida Inteira foi uma tese jurídica, desenvolvida pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). O objetivo era reparar essa distorção criada pela Previdência em 1999.

Agora, com a decisão favorável do STF, milhões de trabalhadores que tiveram os valores de seus benefícios achatados serão beneficiados. Segundo João Inocentini, presidente do Sindnapi, a Revisão da Vida Inteira é uma luta sindical que deve ser comemorada.

“A legitimidade da Revisão da Vida Inteira representa uma das maiores conquistas quanto aos direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros”, afirma João.

Vídeo – Pensando em tirar dúvidas, o canal do Sindnapi, a TV Aposentado, produziu reportagem exclusiva sobre a Revisão. Clique aqui e assista.

Orientação – Associados do Sindicato dos Aposentados têm direito a orientação jurídica sobre a Revisão da Vida Inteira. Para mais informações, ligue de qualquer lugar do País para 0800 357 7777.

MAIS – Acesse o site do Sindnapi.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....