Um mês metalúrgico – Por Josinaldo Barros (Cabeça)

0
233

Este abril será pra nós um mês metalúrgico. E o principal fato é que no dia 30 nossa entidade vai completar 60 anos.

A diretoria está preparando uma bela festa no último domingo do mês, exatamente o dia 30. Será em nosso Clube de Campo, no Parque Primavera.

Queremos reunir a categoria, especialmente a família metalúrgica. Haverá várias atrações musicais, sorteios de duas motos, dez bicicletas e outros brindes.

A principal atração será a conhecida dupla sertaneja Edson & Hudson. Também haverá apresentações de artistas da cidade porque é importante valorizar os talentos locais.

Outro grande destaque deste mês metalúrgico será a final do 26º Campeonato de Futebol da categoria, no campo do nosso Clube. Os metalúrgicos têm tradição no futebol amador e a cada ano vejo melhorar o nível técnico das equipes.

Em 21 de abril se celebra o Feriado do Tiradentes, o grande herói e mártir brasileiro. Entre outras atividades exercidas, Joaquim José da Silva Xavier também trabalhou como ferreiro. Por isso, foi elevado à condição de padroeiro dos metalúrgicos brasileiros.

História – Nosso Sindicato foi reconhecido em 30 de abril de 1963, desmembrando-se de São Paulo. Vivíamos uma época de entusiasmo nacionalista por causa do governo de João Goulart.

Porém, um ano depois, exatamente, sobreveio o golpe de Estado e o País caiu sob uma ditadura. O sindicalismo foi perseguido, nossa diretoria foi cassada e o Sindicato sofreu intervenção.

Quero, aqui, prestar minha homenagem aos fundadores da Associação depois transformada em Sindicato. Ressalto que aqueles eram tempos de uma luta sindical feita com muito idealismo, honestidade e sem tutela de governos e patrões.

Assim, ao comemorar dia 30 os 60 anos do nosso Sindicato, estaremos reverenciando a memória dos fundadores e todas as gerações metalúrgicas que compuseram a nossa base em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Toda organização tem suas marcas. As nossas são a defesa dos direitos da categoria, a defesa da democracia, a busca de melhores salários, o combate aos acidentes de trabalho e a igualdade entre homens e mulheres, contra todas as formas de discriminação.

A diretoria atual é a Metalúrgicos em Ação, um nome sustentado por uma prática sindical ativa, de forte atuação nas fábricas, permanente sindicalização, busca de melhorias e inúmeros acordos de PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados da empresa.

Somos filiados à Força Sindical, à Confederação CNTM, à Federação dos Metalúrgicos de SP e também ao Dieese. São parceiros dessa caminhada, a quem só temos a agradecer.

Convite – Dito isso, te espero, companheiro e companheira metalúrgica na festa dos 60 anos do Sindicato, dia 30 de abril, em nosso Clube de Campo, a partir das 10 horas.

A todos, meu abraço fraterno e metalúrgico.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br
Facebook: /josinaldo.cabeca.1

Clique aqui e leia mais opiniões