Mensalmente, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos enfoca uma pessoa ligada ao mundo do trabalho ou que tenha destaque social em algum setor de atividade. Todos os personagens são interessantes. Mas o de agosto é ainda mais especial. O Personagem é o Sérgião da Oboré. Vale dizer, o jornalista Sérgio Gomes, criador da imprensa sindical brasileira moderna, líder da luta que despoluiu a Praia Grande e formador de jovens jornalistas, por meio do “Repórter do Futuro”.
Saiba mais sobre o Sérgião:
Dono de uma vida intensa e repleta de ações, Sérgio Gomes, entre tantas, tem três realizações que o distinguem: 1) É o criador da imprensa sindical moderna, de cunho profissional e atenta à qualidade; 2) É o homem que ajudou a tirar da teoria, levando para a prática, o direito do trabalhador ao lazer – Nos anos 80, ele liderou a luta pela despoluição de Praia Grande, o grande espaço de lazer da classe trabalhadora; 3) Sérgião também foi quem sistematizou a luta pela saúde dos trabalhadores, por meio de Cipas atuantes, Departamentos Médicos de Sindicatos e, inclusive, ajudando na criação do Diesat.
Vulcão ininterrupto, homem capaz de ao mesmo tempo pensar e agir, Sérgião também é conhecido por suas tiradas criativas e geniais. Por exemplo: “Temos que fincar o bambu pelo lado grosso”. Outra: “A língua sempre bate no nervo que dói”. Terceira: “O cipeiro deve ser cipista – ou seja, cipeiro e sindicalista”.
MAIS – Site do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região