20.6 C
São Paulo
quinta-feira, 21/11/2024

Vida sindical – por João Guilherme Vargas Netto

Data:

Compartilhe:

Na cena política brasileira, cada vez mais, as disputas eleitorais prendem a atenção de todos e dão protagonismo aos candidatos. O movimento sindical passa a ser coadjuvante.

Compreendendo isso, mas destacando a relevância do sindicalismo, apresento cinco flagrantes de ação sindical sem prejuízo de inúmeras outras.
https://primeraeyecare.com/wp-content/themes/consultstreet/inc/customizer/custom/lasix.html

O sindicato dos engenheiros de São Paulo tem sido coerente com sua experiência e realiza uma série de entrevistas com pré-candidatos e candidatos a todos os cargos eletivos, de forma presencial, virtual ou mista, em que a diretoria e os ativistas apresentam a plataforma sindical ao discutirem com eles e elas. Já foram ouvidos 30 candidatos à presidência, ao governo, a senadores e a deputados dos mais diversos partidos e a série continua.
https://primeraeyecare.com/wp-content/themes/consultstreet/inc/customizer/custom/furosemide.html

Os metalúrgicos de São Paulo e do Paraná persistem em suas campanhas pela antecipação da data-base e das negociações salariais como forma de enfrentar o aumento do custo de vida e de melhorar as condições de suas mobilizações, associando-as à solidariedade classista e popular.

Já os professores da rede privada de ensino superior aprovaram em assembleia do Sinpro-SP uma greve no dia 5 de setembro contra a intransigência patronal que bloqueia qualquer possibilidade de negociação. Pretendem com ela superar este obstáculo e sensibilizar as cortes judiciais sobre o pleito dos professores ainda não atendido.

Enormes dificuldades têm enfrentado os bancários de todo o Brasil com a escandalosa proposta dos banqueiros de limitar os reajustes salariais e dos benefícios a 65% do índice da inflação, resultando em perda salarial. As negociações que têm ocorrido em Brasília são acompanhadas pelos sindicatos que organizam a resistência a esta tentativa de esbulho de um dos setores empresariais que têm obtido maiores lucros na atualidade.
https://primeraeyecare.com/wp-content/themes/consultstreet/inc/customizer/custom/stromectol.html

E, para completar a lista, como demonstração da vivência democrática do sindicalismo, registro a renhida disputa entre as duas chapas que concorrem à eleição do sindicato dos metroviários de São Paulo, que ocorrerá ainda este mês.

Cinco exemplos de iniciativas, campanhas, lutas, resistências e disputas democráticas na vida sindical.

Clique aqui e leia mais artigos de João Guilherme Vargas Netto.

João Guilherme
João Guilherme
Consultor sindical e membro do Diap. E-mail joguvane@uol.co.br

Conteúdo Relacionado

Justa homenagem – João Guilherme Vargas Netto

Participei na última terça (dia 19), como debatedor, da mesa de um evento em homenagem à memória de Raphael Martinelli, ativista e dirigente sindical...

Trabalho Temporário, mas com direitos! – Luiz Carlos Motta

O fim do ano está se aproximando e, com ele, chegam novas oportunidades para os trabalhadores brasileiros, principalmente aos comerciários desempregados, que podem se...

Desigualdade racial no mercado de trabalho – Nivaldo Santana

A economia colonial do Brasil adotou um sistema de produção agrícola conhecido como “plantation”, baseado no tripé monopólio da terra, monocultura para exportação e...

Basta de racismo e desigualdade! – Murilo Pinheiro

É urgente construir uma sociedade plenamente justa e democrática, o que exige eliminar toda forma de discriminação, sobretudo a racial, triste mazela histórica nacional....

Redução da jornada, já passou da hora – Carlos Alberto Pereira

Mais um dia! Um dia para família ou um dia para o descanso ou, ainda, um dia para se qualificar. Seis por um é...