Vitórias verdes e amarelas

0
176
harmonia entre os três poderes
Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É também Deputado Federal (PL/SP)

Vitórias verdes e amarelas | Tenho a sensação de que os dias estão passando muito depressa. Já estamos no segundo semestre. Dos 253 dias úteis do ano, teremos 123 de julho a dezembro, em função dos feriados. Será um semestre atípico, com dois grandes acontecimentos: as eleições de 2 de outubro e a Copa do Mundo, no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro. Há um importante fator entre as eleições e a Copa: o brasileiro precisa sair campeão.

Pra ser campeão no Qatar torcida e fé ajudam. Mas isso não depende de nós. Depende de uma série de fatores: do técnico, da comissão técnica, do conjunto dos jogadores e, principalmente da competência dos times adversários. E, claro, da sorte!

Brasil de chuteiras

A cada quatro anos o Brasil se prepara pra acompanhar cada jogo. É também uma oportunidade pra confraternização de amigos e familiares. Muitos preparam o local a fim de assistir aos jogos da mesma forma como organizam uma festa de aniversário. Vestem a camisa da Seleção, usam e abusam da decoração verde e amarela, preparam os comes e bebes.  O escritor Nelson Rodrigues costumava dizer que a seleção é a pátria de chuteiras. O otimismo passa a dominar o País e todos torcem, acreditando na vitória. Este ano, uma vitória significa o hexacampeonato, o que deve gerar uma grandiosa festa nacional.

Mobilização nacional

E exatamente a cada quatro anos o brasileiro também se prepara pra eleger Presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.  E o resultado do pleito, este sim, depende de você. Tal como a Copa do Mundo, as eleições também mobilizam a Nação. Ambos os eventos precisam de preparo. E o que significa estar preparado pra votar? Na minha opinião, é preciso estar atento às campanhas de cada candidato, conhecer suas propostas, verificar o que cada um trouxe de benefícios à sua comunidade, se está falando a verdade, ou simplesmente fazendo promessas, sem compromissos com a população.

Fato ou fake?

Este ano, ainda há uma ameaça que se agiganta: as fake news. A cada informação que você recebe pelas redes sociais é preciso conferir, antes de compartilhar. Saber o que é fato ou fake.  É bom não deixar pra fazer isso na última hora. No caso do deputado federal há um amplo conteúdo no portal www.camara.leg.br – além das transmissões ao vivo que podem ser acessadas por meio desse portal.

Duas consciências

Essa consciência é necessária pra que você exerça o seu voto de forma consciente. Diferente da Copa, uma eleição define os rumos e o futuro do País. Assim como a Copa, uma eleição mexe com os brios de uma Nação e, também, pode se transformar numa festa cívica. Para sermos campeões em outubro e em novembro (como esperamos ver no Qatar!) o Brasil tem de estar pronto pra esses dois grandes momentos e vibrar com as esperadas vitórias verdes e amarelas.

Clique aqui e leia mais artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui