12.4 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Voto feminino será decisivo

Data:

Compartilhe:

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o mapa do eleitorado. As mulheres ampliam presença e já são 53% do total. Homens representam 47%. Em números, o eleitorado feminino supera em 8,5 milhões o masculino. A proporção feminina cresce. Em março, as mulheres possuíam 78 milhões de títulos; homens, 69,8 milhões.

Entre os grupos a quem o voto é facultativo, isto é, pessoas com 16 e 17 anos, e as acima dos 70, a discrepância é ainda maior: mulheres são 56%; homens, 44% do eleitorado.

Diferença – Dados relativos a eleições passadas mostram aumento do peso do voto feminino. Em 2002, as mulheres respondiam por um contingente de 58,6 milhões, 51% do universo apto ao voto; os homens eram 56,4 milhões (49% do total). Quatro anos depois, esses índices subiram para 51,5% (mulheres) e 48,5% (homens).

Em 2018, as mulheres atingiram o patamar de 52,5% do eleitorado apto ao voto (77,3 milhões de títulos); homens, 47,5% (69,8 milhões).

São Paulo – No Estado, as mulheres contabilizavam, em março, 17,2 milhões de títulos – 53% do eleitorado. Os homens possuíam, no mesmo período, 15 milhões de títulos, ou 47%.

Lula – A maioria feminina é uma das vantagens eleitorais de Lula (PT). Em todas as pesquisas, ele aparece à frente de Bolsonaro com larga vantagem quando se trata do voto da mulher.

MAIS – Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...