A Petrobras emitiu comunicado nesta segunda (6) desmentindo as falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que o preço do combustível deveria cair em todo o País nos próximos dias.
Em entrevista ao portal Poder 360, Bolsonaro chegou a admitir que o preço da gasolina e gás de cozinha iriam diminuir nesta semana. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar a redução no preço do combustível”, informou o presidente.
Segundo a estatal, ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios e seguem as suas políticas comerciais vigentes. “A Petrobras reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado”, diz a Nota.
Ainda de acordo com a empresa, o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais é evitado. A estatal explica que “monitora continuamente os mercados, o que compreende a análise diária do comportamento dos preços relativamente às cotações internacionais”.
“A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços que ainda não tenha sido anunciada ao mercado”, esclarece a empresa, afastando a possibilidade levantada por Bolsonaro.
ICMS – Além da bola fora do presidente da República, sobre a diminuição no preço dos combustíveis, Bolsonaro também fez questão de bater novamente na tecla dos impostos estaduais cobrados pelos postos de combustível.
“Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor da bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, reafirmou Bolsonaro.