26.7 C
São Paulo
sábado, 17/01/2026

O que nos espera – João Franzin

Data:

Compartilhe:

O que nos espera | Aos quem pensam que 2022 será apenas um ano de eleição presidencial, valem alertas, desagradáveis alertas.

1. O campo bolsonarista tem um núcleo duro, uma espécie de bunker político e eleitoral . Desse bunker emanam as manobras, os ataques e a distribuição de recursos.

2. O bolsonarismo tem base social, orientação internacional, controle de setores vitais do Estado, apoio do militarismo ativo e muito dinheiro.

3. O bolsonarismo tem força consolidada nas redes sociais, tem militância ativa e reativa, além do monitoramento de gente qualificada no Exterior.

E nós temos o quê? Temos razão. Mas razão nem sempre ganha eleições. E é isso o que nos espera.

Temos fragilidades e vacilamos. Por exemplo: na atual tragédia baiana não basta um twitter de Lula. Seria necessária uma orientação geral de engajamento do PT, movimentos sociais, forças políticas aliadas etc.

Nas redes sociais, não basta denunciar que Bolsonaro tira férias, enquanto o povo se lasca e regiões inteiras são devastadas.

Lula tem, com sua imensa capacidade, articulado por cima e falado, ocasionalmente, com os de baixo. É suficiente? Não parece.

Quem decide a eleição é a grande massa pobre. Parte dela ainda é bolsonarista. Urgente que o campo popular se aproxime dessa legião, com o discurso correto e os apoios concretos.

Portanto, não cante vitória muito cedo, não, nem mande flores pra cova do inimigo.

Clique aqui e leia mais artigos de João Franzin.

Conteúdo Relacionado

Um mês ativo – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Sábado, 17, celebra-se o Dia do Delegado Sindical. A figura do Delegado está prevista na própria Constituição Federal, mas, desde 1988, o patronato resiste.O...

A escolha das tarefas – João Guilherme Vargas Netto

Exceto casos de emergência que exijam pronta atuação, os dirigentes sindicais têm a prerrogativa de escolher as tarefas a serem enfrentadas e cumpridas.No dia...

‘Cresce Brasil’ celebra 20 anos – Murilo Pinheiro

Projeto lançado há duas décadas pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) terá nova edição em 2026 com foco na indústria, na valorização profissional e...

Venezuela, imperialismo e o risco das leituras curtas – Ailton Fernandes

Os povos originários da América Latina, assim como os povos africanos escravizados, têm sido vítimas de um longo processo histórico de exploração, negação de...

Saúde mental – João Franzin

Saúde mental(por João Franzin)Faz uns 20 anos, eu me tratava com um médico cardiologista e também homeopata. Falávamos de doenças típicas de algumas profissões,...