O Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União e, em 2022, o salário mínimo passa de R$ 1.100,00 a R$ 1.212,00. O reajuste foi calculado pelo Ministério da Economia levando em conta a reposição da inflação, medida pelo INPC.
Mais uma vez o salário mínimo não terá reajuste com aumento real. A reposição de 10,18% em relação ao salário mínimo atual levou em consideração apenas o índice inflacionário. Até 2019, o reajuste do Piso era feito com duas fórmulas de cálculo, que incluía o INPC somado ao PIB que refletia as riquezas produzidas no País nos dois anos anteriores.
O mínimo é também uma base de referência para outras despesas, como os benefícios da Previdência Social e da assistência a idosos e pessoas com deficiência.
Política – Desde o início do governo Bolsonaro, o Piso Nacional só obteve ganho real no início de 2019, após assinatura de decreto atualizando o valor de acordo com a política de valorização aprovada no governo Dilma Rousseff, que foi válido de 2016 a 2019.
De 2019 pra cá, o salário mínimo obteve apenas a reposição da inflação. De acordo com o governo, essa medida se dá pelo fato do Piso ser referência para dois terços da despesa pública.
*Com informações da CNN Brasil.