Após negociação conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul (SP), os trabalhadores da General Motors aprovaram valor e condições da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Aumento de 21% em relação ao que foi pago em 2021.

Quem informa é o presidente do Sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão. Ele afirma: “A proposta foi aprovada por 98% da assembleia, nos dois turnos de trabalho. Avalio que a negociação foi muito boa, principalmente na atual conjuntura”.

O acordo prevê pagamento de R$ 15.500,00 referentes à PLR, mais Abono de R$ 1.500,00, totalizando os R$ 17.000,00. O Abono será pago nesta sexta (6). Já a primeira parcela da Participação, de R$ 9.500,00, sai dia 13. A segunda parcela será quitada em janeiro.

“Cerca de 7.500 trabalhadores receberão. Somente os supervisores, gerentes e diretores não entram nessa negociação”, esclarece Cidão. Ao todo, serão injetados R$ 127,5 milhões na economia de São Caetano e região, só com o pagamento da PLR da GM.

Metas – Pra receber o valor cheio, há metas. Uma delas é a produção de 207 mil veículos até o final do ano, em conjunto com a planta de São José dos Campos. Os funcionários de S. José aprovaram, em assembleia no fim da tarde de ontem, proposta idêntica. Serão beneficiados mais 4.000 trabalhadores na cidade.

Renault – A negociação de PLR está emperrada na Renault de Curitiba. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, Sérgio Butka, a montadora francesa não apresentou proposta satisfatória. “Demos prazo de 72 horas pra empresa apresentar nova proposta. Prazo vai até hoje (6). Queremos um acordo digno pra cada trabalhador”, diz Butka.

MAIS – Sites dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul e da Grande Curitiba.