A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) apresentou Projeto de Lei que prevê que as empresas com 100 funcionários ou mais deverão contratar um psicólogo, para atender os trabalhadores.

O PL 642/2022 quer incluir essa determinação na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo a senadora Rose, a medida é necessária como forma de prevenção aos empregados.

De acordo com a parlamentar, a legislação trabalhista possui diversas normas minuciosas sobre medicina e segurança no trabalho, mas não existe a mesma preocupação em relação aos problemas psicológicos dos empregados.

“Um ambiente psicologicamente saudável certamente é mais produtivo que outro em que os empregados são tratados como meras peças, que precisam ser consertadas rápida e fisicamente, em caso de problemas de saúde ou segurança. Empresários modernos já perceberam a vantagem e dão aos seus trabalhadores essa atenção adicional”, argumenta Rose de Freitas em seu relatório.

Melhorias – A senadora explica: “O psicólogo colaborará na alocação correta dos profissionais, permitindo que eles possam atuar com o uso de todo o potencial e capacidade que, em muitos casos, passam imperceptíveis aos olhos dos administradores”.

A parlamentar conclui, ressaltando que sua proposta tem caráter preventivo e discute ações a serem implementadas antes que aconteçam doenças e acidentes. “Trata-se de conhecer, verdadeiramente, os limites e os potenciais dos empregados”, diz.

MAIS – Clique aqui e leia o PL 642/2022. Acesse o site do Senado.