26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Ninguém aguenta tanto aumento!

Data:

Compartilhe:

Aumento na gasolina, diesel e na Selic eleva o custo de vida, gera mais carestia. A carestia corrói o orçamento doméstico e esvazia o prato das famílias, principalmente das mais pobres.

Eu não esqueço. E ninguém tem o direito de esquecer. Quando a Covid-19 matava milhares, o presidente da República declarou: – “E daí? Não sou coveiro”! Além disso, gravou vídeos zombando da doença.

Não surpreende que esse mesmo Presidente venha impor uma onda de aumentos em mercadorias e serviços, arrochando ainda mais a vida dos brasileiros. Um dos aumentos autorizados foi no preço dos medicamentos, o que impede muita gente de comprar o remédio passado pelo médico.

Mas, na semana passada, Jair Bolsonaro se superou. Em três dias, seu governo elevou a taxa básica de juros (Selic) e aumentou gasolina e diesel. Ano passado, a gasolina subiu 68,63%; o diesel, 64,70%. Este ano, em seis meses e meio, a gasolina tem alta de 31% e no diesel o aumento soma 68%.

Juros altos beneficiam quem não trabalha e vive de especulação. Também lesam pessoas físicas e jurídicas que fizeram empréstimos. Juro alto esfria o setor produtivo, o que inibe a geração de empregos ou então estimula demissões.

Aumento na gasolina, diesel e na Selic eleva o custo de vida, gera mais carestia. A carestia corrói o orçamento doméstico e esvazia o prato das famílias, principalmente das mais pobres. A situação já é dramática, pois 33 milhões passam fome, segundo o IBGE. Se a inflação não for contida, mais pessoas perderão o emprego, mais vão passar fome. Haverá calamidade pública.

E não adianta a conversa mole de que o problema decorre da guerra na Ucrânia. Os problemas da economia brasileira devem ser enfrentados pelo governo brasileiro. A crise atual é de responsabilidade do Presidente e de seu ministro da Economia, o tal “posto Ipiranga”.

Claro que o Sindicato se preocupa com essa onda de aumentos, pois eles corroem o poder aquisitivo da categoria. Quase todo dia fechamos acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) nas fábricas. Semana passada, fechamos três, com aumentos reais, respectivamente, de 15%, 23% e 36,6%.

online pharmacy buy symbicort no prescription pharmacy

São aumentos bons? Sim. Eles trazem um alívio. Porém, são insuficientes pra romper o arrocho.

O que fazer? Primeiro, compreender objetivamente o que está acontecendo no País. Segundo, protestar, fazer mobilizações e municiar as redes sociais com informações que orientem os demais companheiros.

online pharmacy buy xenical no prescription pharmacy

Terceiro, ficar em contato com o Sindicato, pra defender direitos ou buscar alguma forma de ganho.

Eleição – Quando o Sindicato faz críticas políticas tem trabalhador que não gosta, por achar que estamos em campanha pra um ou outro candidato. Engano. O Sindicato é independente. Apenas lutamos por um Brasil justo, com emprego, renda e paz social.

Companheiro(a), olhe pra lente da verdade: Jair Bolsonaro tem condições administrativas, técnicas, políticas e morais de governar nosso País?

online pharmacy buy flexeril no prescription pharmacy

Pergunte agora e responda com seu voto dia 2 de outubro.

Clique aqui e leia mais artigos de Josinaldo Cabeça.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação
Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br

Josinaldo - Cabeça
Josinaldo - Cabeça
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...