18.5 C
São Paulo
sexta-feira, 18/10/2024

Negociações na Mercedes não avançam

Data:

Compartilhe:

Na terça (13) os representantes da Mercedes-Benz se reuniram com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para explicar os planos de reestruturação na fábrica de São Bernardo. Entidade e montadora não chegaram a um acordo.

A empresa anunciou, no começo do mês, a intenção de demitir 3600 trabalhadores (2.200 efetivos e 1.400 temporários). Durante o encontro, os representes da fabricante mostraram números referentes à situação econômica da planta como justificativa às demissões.

A Mercedes pretende terceirizar setores da sua produção de componentes como eixos dianteiros e transmissão média, além dos serviços de logística, manutenção e ferramentaria. A planta em São Bernardo emprega seis mil na produção, cerca de nove mil no total.

GREVE – Diante da decisão da empresa, na quinta (8), em assembleia, os trabalhadores na Mercedes aprovaram paralisação até segunda (12).

“O Sindicato continuará debatendo com a empresa. Lembrando sempre que o objetivo é a manutenção dos empregos”, diz a entidade em Nota publicada após o encontro de terça.

REPERCURSÃO – Membros da comissão de fábrica da planta da Mercedes em Wurth, na Alemanha e do Comitê Mundial da Mercedes, na França, do Grupo de Cooperação Brasil-Alemanha KOBRA  e dirigentes do Smata (Sindicato de Mecánicos y Afines del Transporte Automotor), na Argentina, manifestaram apoio aos trabalhadores da empresa.

CENTRAIS –As Centrais Sindicais também se unem contra os cortes. Força e CNTM afirmam em Nota: “Repudiamos a postura da empresa, desumana em relação aos trabalhadores e suas famílias e irresponsável perante as necessidades do País”.

“A solidariedade que temos recebido de várias partes do mundo é muito importante para demonstrar aos companheiros e companheiras da planta de São Bernardo que eles não estão sozinhos nessa luta”, diz Maicon Michel Vasconcelos da Silva, membro do CSE na Mercedes e secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT.

Próxima reunião entre empresa e Sindicato está prevista para quarta (21).

MAIS – SMABC

LEIA TAMBÉM:

CENTRAIS ADVERTEM SOBRE COAÇÃO ELEITORAL

SINDICATO HOMENAGEIA ELIFAS ANDREATO

RAÍ DIVULGA VÍDEO DECLARANDO VOTO EM LULA

Conteúdo Relacionado

Dieese aponta mais aumentos reais

Graças ao anto do PIB, crescimento do emprego e melhora no valor médio dos salários, as negociações coletivas também apresentam resultados positivos. É o que...

Metalúrgicos de Guarulhos reúnem cinco mil na Festa da Criança

Mais uma vez, a tradicional Festa da Criança do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região foi sucesso. Sábado, dia 12, o Clube de...

Sindicatos lutam contra a privatização e a terceirização

Diante dos ataques de governos neoliberais econômicos que querem privatizar o ensino, sindicatos estaduais de professores lutam para que a sociedade entenda os reais...

Força Sindical defende seguro-desemprego

Em Nota, a Central qualifica de absurda a ideia, em círculos governistas, de reduzir o benefício para desempregados. A lei do seguro-desemprego existe desde...

SINPOSPETRO-RJ encaminha trabalhadoras para exames de prevenção ao câncer de mama

A ação de prevenção ao Câncer de Mama do Sindicato do Rio de Janeiro será realizada na quinta feira dia 17. Trabalhadoras com mais...