17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Centrais Sindicais advertem sobre assédio eleitoral

Data:

Compartilhe:

Começa a ser veiculado material unificado das Centrais Sindicais referente à liberdade de votar. A manchete do informativo alerta: “Coação eleitoral é crime!”

Começa a ser veiculado material unificado das Centrais Sindicais referente à liberdade de votar. A manchete alerta: “Coação eleitoral é crime!”

O boletim é assinado pela CUT, Força Sindical, CSB, CTB, UGT e Nova Central. O texto se apoia em orientação do Ministério Público do Trabalho, cuja recomendação é que “patrões não pratiquem qualquer coação política sobre os trabalhadores, sob pena de serem responsabilizados e punidos.” O MPT publicou a Recomendação 01/2022 acerca do tema.

O folheto das entidades orienta: Não ceda a coações de patrões; Não aceite que alguém exija prova de seu voto; Não filme o ato de votar nem fotografe; Não concorde com qualquer forma escrita ou por comprovantes impressos que possam revelar o seu voto”.

online pharmacy buy orlistat no prescription pharmacy

As Centrais também citam os Artigos 5º e 14º da Constituição, que asseguram o pleno direito de opção política, bem como ressaltam a força da soberania popular por meio do voto secreto.

online pharmacy buy doxycycline no prescription pharmacy

No verso, informativo diz: “Somos a maioria. Exigimos respeito!”. E indica práticas que significam assédio político-eleitoral.

CASOS – Para o presidente da Força, Miguel Torres, “essa pressão vem desde 2018 de parte do empresariado que quer impor sua posição aos empregados”. Ele cita ocorrências em vários locais. Miguel afirma: “A pressão se avoluma.

online pharmacy buy singulair no prescription pharmacy

Tem o caso de uma mulher do agro de Minas falando que quem votar em Lula será mandado embora” – (clique aqui e assista ao vídeo).

MASSIFICAÇÃO – As Centrais orientam os filiados a massificar o boletim em suas redes sociais. Também a colocar o logo de cada entidade no cabeçalho do folheto. Elas estudam um dia de panfletagem presencial.

MINISTÉRIO – Quinta, dia 15, haverá reunião em Brasília entre dirigentes das Centrais Sindicais e o Procurador-geral de Justiça do Ministério Público.

MAIS – Clique aqui e leia o boletim.

LEIA TAMBÉM:

SINDICATO HOMENAGEIA ELIFAS ANDREATO

FRENTISTAS DE GOIÂNIA INICIAM GREVE

METALÚRGICOS DE CURITIBA OBTÊM 4,45% DE AUMENTO

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....