A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação (CNTA Afins) realizou, nos dias 19 e 20 de abril , seminário “Trabalho Digno em Frigoríficos – Comemoração aos 10 anos da NR 36”.
O evento contou com parceria da Contac (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores da Alimentação) e UITA – União Internacional dos Trabalhadores em Alimentação. A iniciativa teve apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho e da Escola Superior do Ministério Público da União.
Evento – Durante dois dias, mais de 400 sindicalistas, magistrados e autoridades debateram as condições de trabalho nos frigoríficos brasileiros e a importância da NR 36. “Houve uma verdadeira mobilização de todas essas entidades para a realização do evento. Entendemos que a data e o momento são um verdadeiro marco para o setor de frigoríficos”, diz Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.
Publicada em 19 de abril de 2013, a Norma Regulamentadora 36, foi resultado de anos de discussão e luta do movimento sindical, do MPT e de diversos técnicos em saúde e segurança do trabalho. A norma estabelece parâmetros mínimos para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.
“Trata-se de um marco para um setor que, infelizmente, ainda abriga um trabalho precário que adoece, mutila e torna inválidos muitos trabalhadores. É um desafio pra defesa básica dos direitos humanos. Ainda há de ser feito”, diz Camargo.
Como resultado, as entidades apresentaram a Carta de Brasília, documento histórico pelo seu significado nacional e internacional na luta dos trabalhadores por um ambiente de trabalho digno, salubre, humano e justo.
A advogada dra. Rita Vivas, ladeada por Nelson Morelli (Contac), Gerardo Iglesias (UITA) e Artur Bueno de Camargo (CNTA), leu o documento, que traz os desafios de luta que se apresentam para o futuro do trabalho em frigoríficos.
Carta de Brasília – Clique aqui e leia.