Organizar a luta da categoria para a campanha salarial 2023. Essa é a prioridade do 5º Encontro Nacional dos Papeleiros, na Praia Grande, Litoral de SP. Começou quarta (5) e se estende até sexta, dia 7.
Coordenado pela Federação da categoria nos Estados de SP e Mato Grosso do Sul, o evento deve reunir mais de 300 participantes. Com 21 Sindicatos filiados e 45 mil trabalhadores representados, a Federação é a maior do setor.
Segundo José Roberto Vieira da Silva Campos Junior, Betinho, presidente da entidade, os participantes têm três dias pra apresentar ideias e estratégias. Ele informa: “Nosso foco serão os temas relacionados aos trabalhadores dos setores de papel e celulose e artefatos de papel”.
Campanha – Neste ano, o tema é “Recuperar salários com aumento real, manter e ampliar as conquistas”. Categoria tem data-base em 1º de outubro.
Palestras com o Dieese, Diap e também o professor e economista Marcio Pochmann, entre outros, visam atualizar e preparar os sindicalistas para as negociações coletivas.
Segundo Betinho, o 5º Encontro será essencial pra alinhar posicionamentos com vistas a fortalecer a campanha salarial 2023 e demandas futuras. “Considero fundamental o debate pra que se chegue a uma convergência de posições”, afirma.
Marinho – O Encontro terá participação de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego. Dirigentes da Federação lhe entregarão documento com a posição da entidade acerca da proposta de atualização sindical, debatida por algumas Centrais. Essa proposta não tem consenso no movimento. “A expectativa é que a gente consiga alinhar posições”, diz Betinho.
MAIS – Site da Federação dos Papeleiros de SP/MS. Assessoria de imprensa: Denis Santos (11) 98716.1411 e Valter Paixão (11) 99879.1272.