15.4 C
São Paulo
domingo, 25/05/2025

O que é o centauro Quíron, símbolo da Agência Sindical

Data:

Compartilhe:

Quíron, protegido de Hércules, conhecia plantas medicinais e curava ferimentos. Certa feita curou um amigo de Hércules, machucado por uma flecha envenenada. O semideus ficou feliz com o gesto de Quíron.

O centauro é metade cavalo e homem da cintura pra cima. Os gregos, que sabiam tudo, ensinavam ainda na Antiguidade que o homem tem natureza híbrida.

A evolução, queriam mostrar, está na capacidade em sobrepor a parte humana à base animal, equina.

Essa luta entre os dois traços da natureza humana é antiga. Quíron, membro da violenta trupe dos centauros, estudou as plantas e foi, digamos, um médico rudimentar.

Ou seja, foi além da condição bruta e animal. Portanto, era pelo conhecimento que ele se distinguia do grupo violento e tosco.

Certa feita, os centauros apareceram numa festa de casamento. Hércules pediu que não lhes servissem vinho, pois ficariam violentos e incontroláveis.

Serviram. E os centauros violentaram a noiva. Hércules matou todos, mas poupou o centauro que havia curado seu amigo envenenado.

O que salvou Quíron? O conhecimento. O conhecimento aplicado. O conhecimento oriundo do empenho de Quíron em romper o círculo de ferro da ignorância.

No século XX, o educador Reuven Feuerstein desenvolveu métodos de aprendizagem capazes de modificar não só tabus, mas também dificuldades genéticas. Certa feita, disse: – Mais importante que saber é saber o que fazer com esse saber.

Dele, a Agência Sindical extraiu o conceito – e nosso slogan – “Saber é poder!” O centauro grego e o educador judeu (ver abaixo) norteiam nossos procedimentos. Agregue-se a isso uma orientação de João Guilherme Vargas Netto: “A informação deve ajudar a organizar a cabeça das pessoas”.

Criação – Quem desenhou nosso Quíron foi o músico Roberto Bach, com uma caneta BIC em não mais que 10 minutos.

MAIS – Feuerstein viveu entre 1921 e 2014. Ele estudou na Universidade de Genebra sob orientação de Jean Piaget, André Rey, Barbel Inhelder e Marguerite Loosli Uster e é um seguidor de Lev Vygotsky.

Ele foi o presidente do Centro Internacional pelo Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem (ICELP) em Jerusalém. Os conceitos de que a inteligência é plástica e modificável, e que a inteligência pode ser pensada, são centrais na Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, de sua autoria.

Conteúdo Relacionado

Explosão de GNV mostra alto risco em postos

Terça, dia 20, um veículo explodiu e o posto ficou destruído enquanto era abastecido com GNV - Gás Natural Veicular, tem Nova Iguaçu (Rio)....

Anistiado, Juruna ressalta valor da democracia

O metalúrgico João Carlos Gonçalves (Juruna) foi reconhecido pelo Estado como perseguido político e, desde 21 deste mês, integra a lista dos anistiados brasileiros....

Professores combatem assédio no trabalho

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) lançará na segunda, 26, a Cartilha “Assédio moral e sexual no trabalho: Conhecer para combater”. Material...

Acidente fatal leva Pablo Marçal à condenação

A Justiça do Trabalho condenou o empresário Pablo Marçal, ex-candidato à Prefeitura de SP, pelo acidente em seu estúdio (em Alphaville, Barueri) que levou...

Abril tem menos ganhos salariais reais

Pode ser esporádico, mas pode indicar uma tendência. O fato é que tem crescido o número de negociações coletivas com reajustes salariais abaixo da...