Uma das formas de manter direção e base em contato mais estreito é por meio das eleições de Cipa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Valores, Escolta Armada, Anexos e Afins do Estado de São Paulo participa de eleições em todo o Estado, sempre com a presença de um ou mais diretores, do início da votação até a apuração final dos votos.
Essa regra vale para empresas maiores, no setor do transporte de valores, e também nas de escolta armada, geralmente de porte menor.
Exemplo – Dia 12, teve eleição de Cipa na Protege Base II, Campinas. O diretor Amaury Andrade participou e conta: “Durante o processo eleitoral, temos condições de dialogar com os companheiros no próprio local de trabalho. Eu levo sempre ficha de sindicalização, porque o trabalho de trazer novos sócios é permanente”.
O Sindicato mantém agenda dos dias e locais de votação. A ideia é também verificar se os procedimentos legais quanto à formação de Cipa ou nova eleição estão sendo cumpridos, informa João Passos, presidente.
O SindForte, fundado em fevereiro de 1922, tem base estadual. É filiado à Força Sindical.
MAIS: www.sindforte.org.br