21.2 C
São Paulo
domingo, 22/12/2024

Sigam o Supremo, orienta o dr. Hélio Gherardi

Data:

Compartilhe:

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) resolveu em plenária dia 18 regulamentar a contribuição negocial dos Sindicatos, tema que levanta debates sobre eventual insegurança jurídica, apesar da decisão, em setembro, pelo Supremo Tribunal Federal.

Pelo que definiu o Supremo, a decisão sobre custeio sindical – a título de contribuição assistencial – cabe à assembleia, preservado o direito de oposição.

Advogado com mais de 50 anos na área trabalhista e consultor de diversas entidades, o dr. Hélio Gherardi afirma: “Prevalece o acórdão do Supremo, que, aliás, vai ao encontro do Artigo 8º da Constituição”.

O advogado orienta que as entidades façam constar nas Convenções a garantia da Assistencial. Ele ressalta: “Exceto as que cumprem TAC firmado com o Ministério Público do Trabalho”. Também entende necessário haver prazo oposição, “de 10 dias úteis, preferencialmente”.

Para o dr. Hélio Gherardi, a última palavra está com o Supremo e o TST não tem como se sobrepor à instância máxima do Judiciário. A Justiça rejeita cobrança de eventuais contribuições do passado, além do que o índice aprovado em assembleia deve seguir o princípio da razoabilidade.

Patronato – Setores patronais, muitos capitaneados pelo senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), tentam por meio de PL tornar sem efeito o que decidiu o Supremo.

Empresas, sentindo-se estimuladas, adotam conduta antissindical ao induzir o empregado a apresentar carta de oposição ao desconto.

Porém, segundo o dr. Hélio Gherardi, “hoje, cerca de 60% das Convenções Coletivas já abrigam cláusula de contribuição assistencial”. Esse é o caminho mais seguro, ele orienta as entidades na hora de negociar e firmar Convenções.

Mais – Escritório do dr. Hélio – SCN, Q2, Bloco D, Asa Norte, Brasília -DF, Centro Empresarial Liberty Mall, torre A, sala 722. CEP-70712-904. Sites do Supremo, Diap e da Agência Sindical.

Conteúdo Relacionado

Lançada cartilha sobre trabalho decente no comércio

O Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região lançou o terceiro volume da cartilha “Trabalho Decente no Comércio”, de autoria do presidente da entidade,...

Escolta obtém aumento real

O SindForte informa a base da escolta armada. Terça, 17, foi firmado o acordo coletivo no setor.Aumento salarial de 5,5% a partir de 1º...

Emprego, PIB e renda definem 2024

O País vai bem nos itens crescimento do PIB, Emprego e Renda. Mas há problemas com juros altos e descontrole do dólar, pelo BC,...

Marinho defende CLT e Mínimo

“O País prefere a CLT”. Essa manchete abre a entrevista do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, à revista Veja do último final...

Açotubo e Perfil Líder disputarão final do Futsal Metalúrgico neste domingo

As equipes da Açotubo e Perfil Líder disputam a grande final do 18º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Será domingo...